segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Maternal I Lilian - Comendo salada




A turma do Maternal I está bem envolvida com o projeto “Sou índio!”. Durante uma roda de conversa, a turminha descobriu que, nas aldeias, os índios, as índias e os curumins possuem as suas tarefas. Depois, as crianças assistiram a um teatro de fantoches, onde o índio saía para pescar. Foi bem divertido.


Aproveitando que o teatro mostrou um índio pescando, conversamos sobre os outros alimentos que fazem parte da culinária indígena fazendo um paralelo com a nossa. Cada criança disse o que gostava de comer e o mais engraçado foi quando uma aluna falou:

"- Lilian, eu gosto de comer saladas!”




Imediatamente, eu comentei: -“Que legal! É bom para deixar forte, igual ao índio!”


E ela completou o diálogo: -“Ficar forte, não! Estou de dieta!”


Não aguentei e dei muitas gargalhadas



Beijos carinhosos, 
Lilian


Berçário I Gabriela e Patrícia - Cubos de gelo




Todos os dias, eu faço rodinha com o grupo do Berçário I. Essa rodinha muitas vezes se desfaz, pois os bebês têm um menor tempo de concentração. Quando isso ocorre, levo o recurso trazido pra aula até eles para que possam interagir e explorá-lo.

Na semana que apresentei os doces congelados do projeto do Halloween, levei um pote com cubos de gelo para que as crianças entrassem em contato com coisas novas e diferentes. O sucesso dos cubos foi tão grande, que, desta vez, eles fizeram o processo inverso, já que engatinhavam atrás de mim para colocar a mão no gelo novamente. Onde quer que eu fosse com o pote, lá estavam eles com as mãozinhas estendidas. 


Foi maravilhoso ver o envolvimento dos meus bebês!




Kisses,
Teacher Gabi


1º Ano camila - Índio de verdade!





O 1° ano tem aprendido muito sobre o povo indígena, seus costumes e cultura.. Fizemos um passeio interessante para o museu do índio e conhecemos ainda mais sobre as peculiaridades desse povo.

Dentre várias coisas que vimos no museu, com certeza a que mais chamou atenção do 1° ano foi a presença do índio Xumaiá Kaká, que foi nosso guia durante todo o passeio. Assim que chegamos , fomos recebido por ele, que nos deu as boas vindas e nos explicou como seria o nosso tour pelo museu.


Vendo os olhares curiosos do grupo enquanto ele falava, era perceptível que logo alguma pergunta surgiria, pois as crianças observavam os muitos colares de semente no pescoço e um grande brinco na orelha, que de imediato ocasionou os primeiros comentários.


Então surgiu a pergunta mais inesperada quando ele se afastou do grupo por um tempo. Uma das meninas se vira com cara de espanto e diz: 


"- Tia, ele é de verdade?"


Com um sorriso, olhei para ela e disse:


"- É... ele é uma pessoa, como eu e você."


Ela parecendo ainda não entender riu e completou:


"- Mas ele disse que é um índio! Então, ele é um índio de verdade?!"


A partir daquele espanto conversamos mais sobre a maneira de vida dos índios, suas semelhanças e diferenças em relação a nós.





Depois, já em sala, conversando sobre o passeio, lembramos do ocorrido e demos boas risadas juntos.


O 1°ano está desconstruindo a imagem de que o índio é um personagem e os estereótipos criados, compreendendo melhor os povos indígenas e valorizando sua cultura.



Beijos,
Camila

1º Ano Leandro e Gaute - Palavras compostas




A turma conheceu o conceito de tradução literal de uma maneira bem “curiosa”. 

Ao fazer uma atividade sobre palavras compostas, a turma percebeu que são duas palavras separadas dando significado a uma terceira palavra nova. A partir daí, as crianças começaram a levantar hipóteses de como seria curioso utilizar essas palavras compostas com seus significados originais.


A primeira pérola que apareceu foi:


“- Teacher, imagina se a gente pedir um ‘hot-dog’ e receber um cachorro quente?” 




“E como seria pedir um ‘ice cream’ e receber um creme feito de gelo?”


De piada em piada, aprendemos que as palavras podem ter mais de um significado e conseguimos dar boas risadas.

See you later,
Kisses,
Leandro.