segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Berçário II Luana - O Mágico





A turma do Berçário II, a cada dia que passa, nos surpreende com alguma coisa nova.
Em uma das propostas das Atividades de Inverno, apresentei a cartola do mágico, um dos profissionais que nos divertem. Então, brincamos de colocar alguns objetos dentro da cartola e depois, assim como o mágico, fazer com que eles sumissem. Uau! 


As crianças aproveitaram bastante a brincadeira. Imaginem que eles queriam pegar tudo que podiam e colocar dentro da cartola. Se nós não corrêssemos ia até “sobrar” para a gente. Isso mesmo! risos...


Uma das crianças falou assim:

- “Tia Lu, agora é sua vez de entrar na cartola.”


Porém, para minha sorte (e salvação, é claro!) uma outra criança concluiu:

- “A tia não pode. Ela é grande.”


Ufa! Salva pelo “gongo”...risos


Foram muitas risadas. Aliás, a cada dia é uma pérola, uma descoberta, uma palavrinha nova...É, pessoal...Eles estão crescendo!


Então, até a próxima com mais histórias das aventuras de nossos pequenos.

Com carinho,
 Luana e equipe

Pré I Viviane e Marcela - Costa Jamaicana





O projeto da Jamaica trouxe para as crianças do Pré I da Marcela muitas curiosidades e novidades. A turminha vibrou quando souberam que iríamos estudar e aprender os nomes dos animais que habitam o fundo do mar, muitos vistos na costa Jamaicana.

A novidade dos nomes dos animais marinhos deixou os pequenos tão empolgados que mesmo sem saber ainda os nomes das espécies em Inglês, eles queriam mostrar para o teacher que estavam com o Inglês na ponta da língua e dispararam uma série de nomes “fictícios”para os animais. Segundo a turminha, esses são os nomes:

Golfinho – "Golfin"
Tubarão – "Tubaran"
Baleia – "Wafle"
Foca – "Focow"

Estes foram alguns dos nomes “criados” por eles. Nem preciso dizer que causaram boas gargalhadas a todos!

Até a próxima!
Teacher Viviane

Berçário II Letícia e Thaisa - Bob, no!





No novo projeto da equipe de inglês "Use your imagination and let's build!", as crianças foram apresentadas à profissão do construtor e vão conhecer um pouco sobre os mais diversos tipos de construções que encontramos ao nosso redor. O primeiro passo foi conhecer o construtor. Não qualquer um deles, mas um muito especial e já familiar a alguns de nossos pequenos: Bob, o construtor. Um jovem conhecido em sua cidade por seu trabalho grandioso em obras.

No BII da professora Thaísa, aconteceu algo engraçado. Quando foi revelado à turminha que o nome dele era Bob, houve estranhamento. Algumas crianças ficaram me olhando com cara de dúvidas e outras chegaram a dizer "No! Bob no!". Isso tudo porque no projeto anterior "Jamaica, here we go!" nossos bebês conheceram outro Bob. O cantor de reggae mais famoso de todos os tempos: Bob Marley!

A teacher desfez o mal entendido explicando que, assim como havia pessoas com nomes iguais na nossa turma, aquele era outro Bob.

Com carinho,
Teacher Leticia



Com carinho,
Teacher Leticia 

Maternal I Lilian - Sítio do Picapau Amarelo




A turma estava sentada na rodinha quando apresentei o “saco surpresa”, todos ficaram bem curiosos para descobrir o que tinha dentro do saco. Fiz todo um suspense e os olhinhos brilharam de tanta curiosidade.

Comecei perguntando quem conhecia a tia Nastácia. Logo uma das crianças respondeu:


- Ela é a cozinheira do Sítio do Picapau Amarelo.


Continuei contando que a cozinheira costumava receber a visita de um menino que usava..


Fui retirando do” saco surpresa” o gorro vermelho e o cachimbo, então perguntei quem sabia de quem era aquele gorro e o cachimbo. Continuei dando dica: ele pula com uma perna só..., neste momento um aluno logo falou:


- O Saci , o Saci!!


Terminei a atividade contando a lenda do Saci Pererê. 


Foi bem legal!

Maternal I Munique - A Linda Rosa




O Maternal I adora ouvir e cantar músicas e fazer teatrinho.


No projeto “Folcloreando”, abordamos as lendas, as brincadeiras e cantigas, então, dramatizamos a Cantiga da Linda Rosa Juvenil. As crianças, com acessórios, se fantasiaram dos personagens da música: a bruxa, o rei e a linda Rosa. 


De repente, em roda, todas as crianças cantando e encenando a história, uma criança na sua vez de representar a Rosa Juvenil, fazendo gestos com as mãos e remexendo o corpinho, diz:


- Munique! Eu sou uma princesa, não uma flor! 


Ela tem toda razão, não é mesmo???




bjocas,
Munique

Pré II Guilherme e Brisa - Wavin Flag





No inicio desse mês tivemos a nossa linda homenagem aos pais e a turminha passou por diversos ensaios na rotina quando dançávamos, cantávamos e ensaiávamos as falas.
Durante um de nossos ensaios, passamos as letras das músicas de inglês que, às vezes, são mais rápidas e acabam se tornando um desafio.



Na música Wavin Flag, da Copa da África, ao tocar a música e esperar que as crianças cantarolassem do seu jeitinho a letra, pude ver um amigo cantando clara e corretamente por um tempo o que dizia o refrão: “When I get older, I will be stronger...” Isso foi o suficiente para me fazer ficar paralisado olhando para a criança enquanto os amigos gritavam: “ Que foi Teacher? Que foi?” Até que eu “recobrasse” os sentidos de tanta emoção! 



Tem sido muito legal ver que nossa turma tem correspondido aos estímulos e gostando das aulas de inglês.



See you later, alligator
Teacher Guilherme




Pré I Mariana - Estetoscópio




Olá, pessoal!

Conhecer um pouco sobre as profissões tem sido bem rico para esta turminha do Pré I.
Descobrir palavras novas e seus significados faz parte deste novo processo que eles iniciaram este ano, onde percebem como podemos nos comunicar através das palavras.
Quando falamos sobre o médico, vimos imagens de objetos utilizados por ele. Entre eles, estava um com o nome mais complicadinho...


Após apresentar a figura, a educadora perguntou quem sabia o nome, eles falaram:


_ “Telescópio?”
_ ”Microscópio?”
_ ”Estocópio?”


Após darem umas boas risadas, se arriscando a descobrir o nome, a educadora disse que era o ESTETOSCÓPIO.


Agora, quando são perguntados ou querem comentar algo, essa turminha já sabe este nome que antes parecia tão complicado.


É tão bom aprender...Melhor ainda quando aprendemos juntos, não é?




Beijos, 

Mariana e equipe


Pré II Élina - Só duas semanas de inverno? Como assim?




Ao conversar sobre o início das atividades de inverno, uma criança do grupo ficou bem atenta a tudo que estava sendo falado.


No final da conversa, ela vira para os amigos e fala: “Gente, esse ano o inverno vai ficar pouquinho.” Ao ser perguntada porque teríamos pouco tempo de inverno, ela logo respondeu: “ Ué, as atividades de inverno só duram duas semanas...”


Pronto! Bastou a amiga falar isso que várias crianças começaram com as suas explicações sobre a duração do inverno. 


É...O Pré II está “ligado” nos vários assuntos de seu cotidiano. Que galera animada!


Com carinho, 
Pré II Élina