segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Berçário I Patrícia - Hora do sono





A hora do sono também é sagrada para os pequenos da turma do berçário. Acontece a qualquer hora do dia, dentro da necessidade de cada um, quantas vezes for preciso.

Mas cada criança tem o seu jeitinho especial para relaxar e entregar-se ao sono de vez. É preciso respeitar a individualidade de cada um e estimular esse momento. 


No nosso berçário, existem bebês que só dormem sendo acalentados no colo, com seus paninhos ou fraldas; outros chupando os dedinhos; alguns deitam no bebê conforto com sua chupeta; ainda há aqueles que não precisam de nada especial e logo adormecem como estão. Alguns, depois que pegam no sono, aceitam ser colocados no berço, outros despertam quando são colocados e preferem realizar o soninho no bebê conforto. 


Os bebês mais crescidinhos, quando ganham a marcha livre, já vão treinando para o Berçário II, e por isso iniciam o sono no colchonete. 





A música instrumental, por vezes, também faz parte deste momento acalmando e estimulando uma sonequinha gostosa.


O sono é um grande aliado para o bom desenvolvimento do bebê!


Beijos,
Patrícia






1º Ano - Fabiane Gaute - Aprendendo as medidas de tempo





O 1º Ano aprendeu de forma interessante e lúdica as medidas de tempo. 

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer os relógios digital e analógico; conversar sobre a utilidade deles, sobre como são usados, sobre a importância do tempo e aprenderam a fazer a leitura da hora inteira e meia hora. Mexendo com os ponteiros de um relógio, todos se divertiram marcando a hora que era solicitada pela professora.

Essa vivência foi muito significativa para as crianças, que estão colocando a aprendizagem em prática diariamente, lembrando o horário das atividades extras, das refeições, da saída...

Atualmente, as crianças olham o relógio e falam:



"_ Tia! Hoje a amiga está atrasada."
"_ Tia! Já está na hora da aula de Educação Física."
"_ Tia! Já chegou a hora do jantar."

Vejam só: essas crianças aprenderam a ver as horas ontem, e já estão marcando e controlando os horários ... quem diria? E agora, toda hora, tem alguém me lembrando o que tenho que fazer!!!!


Beijos,
Fabiane Gaute



Maternal I - Juliane e Lilian - Lual em Malibu Beach




Semana passada, o Maternal I fez um “tour” pela cidade de San Diego e, na última sexta-feira, foi até Malibu Beach.

Como a aula era sobre os luais que acontecem na praia, levei umas cangas e violões para entrarmos no clima. Comecei a cantar umas musiquinhas e eles começaram a dançar e pular, como se estivessem realmente em um lual. Foi uma cena tão linda: todos dançando ao som de violões de plástico e abraçando uns aos outros. 




Neste momento, olhei para a turma e vi uma alegria tão contagiante... Os olhinhos das crianças brilhavam e, é claro, todos tinham um lindo sorriso no rosto.

A alegria das crianças me ensina todos os dias. Coisas pequenas, simples, mas cheias de sentido e sentimento.

Com carinho,
Teacher Juju.





1º Ano - Guilherme e Camila - Walk of Fame






Durante o nosso projeto “Next stop: USA”, o 1º Ano tem conhecido algumas cidades da Califórnia, suas curiosidades e pontos turísticos, através de aulas divertidíssimas. Com isso, "rolam' muitas “pérolas”. E uma delas aconteceu quando falávamos sobre a “Walk of Fame” (Calçada da Fama) em Los Angeles. Mostrei as “Stars” com o nome dos famosos e suas respectivas fotos. Ao serem perguntados quais outros famosos eles achavam que tinham seus nomes gravados nas estrelas, vocês nem imaginam o que ouvi: “Neymar!!!”, “Xuxa!!!”, “Peppa Pig”. 



Foi inevitável não rir e entrar na brincadeira com eles!




See you later, alligator!!!
Teacher Guilherme 













Maternal II Michele e Déborah - Tree





A turma do Maternal II fez um passeio pelo Grajaú com a professora Déborah na semana passada. Todos ficaram muito empolgados e, quando voltaram, já estava na hora da minha aula. Eu, então, comecei perguntando como havia sido o passeio e eles prontamente me disseram que havia sido muito bom. Continuando a conversa, perguntei o que eles viram pelas ruas do bairro e uma das crianças respondeu: “no Grajaú tem muitas “trees”.” Achei muito legal, pois ele me respondeu tentando usar o inglês. Mas, logo depois, uma das crianças comentou: “Não! Não tinha “tree” não! A “tree” é só da teacher Michele! Tinha só árvore mesmo!” Não aguentei! Dei aquela gargalhada e pensei: Como é bom trabalhar com crianças! Amo o que faço!







Kisses and hugs,
Teacher Michele