quinta-feira, 29 de maio de 2014

Maternal II - Nuryha e Neiva - Voz de grandma




No período de dia das mães, as crianças conheceram novos vocabulários relacionados à família como “uncle”, “aunt”, “cousin”, “grandma” e “grandpa”. Dias depois, fiquei com a voz um pouco rouca e, para minha surpresa, durante a aula, uma aluna falou: “A teacher está com voz de grandma!”.

Achei fantástica a associação que ela fez. Imediatamente, todos os outros alunos perceberam a minha voz e também começaram a associá-la à grandma. Foi demais!



beijos,
Nuryha e Equipe


Maternal II - Cláudia - O que aconteceu com a Fada dos Dentes?



Um dia, um amigo da turma chegou à escola e todos ficaram muito surpresos já que não é comum que as crianças, nesta idade, cheguem sem o dente.
Depois de tantas perguntas, o amigo começou a explicar que o dente caiu e ele, cuidadosamente, guardou embaixo do seu travesseiro esperando, ansioso, pela visita da “Fada dos Dentes.”

Porém, no dia seguinte, assim que acordou teve uma grande, mas nada agradável surpresa: A Fada dos Dentes não tinha passado por lá. Que decepção!
Ao compartilhar sua experiência com os amigos da turma, a comoção foi geral! Todos ficaram chateados com a ausência da Fada dos Dentes e começaram a perguntar: “Como ela fez isso?” e ainda “Como é que a Fada dos Dentes não apareceu na sua casa?” Então, a partir deste momento, todos se envolveram com a situação e começaram a tentar descobrir o que , de fato, tinha acontecido com a Fada.
Na tentativa de amenizar um pouco a situação, algumas crianças chegaram a dizer que a Fada poderia estar doente. É porque estar doente poderia explicar este sumiço...
Muitas perguntas e possíveis explicações foram feitas, mas, afinal, o que aconteceu com a Fada dos Dentes? Não soubemos, mas depois ela apareceu e o nosso amigo ficou muito feliz !



Beijos,
Cláudia e Equipe


Pré I - Élina - Alí em Nova York!


O calendário é um dos recursos utilizados pelas educadoras na rotina da turma em sala de aula. Com ele, a organização das atividades fica mais fácil e favorece o dia.
Em um dos momentos da rotina, depois de visualizar o calendário da semana, uma criança falou na rodinha: “Tia Élina, depois do meu aniversário, eu vou ali em Nova York.”

Como esta turminha está sempre “antenada” aos comentários feitos em sala de aula, o que até então era apenas um comentário, prontamente se estende e vira sim um assunto da rodinha. Na continuidade da conversa, uma amiga dispara:” Se é em Nova York, não é logo ali porque você vai de avião.”

A partir deste momento, a turma começou a falar sobre os lugares pertos e os que são distantes de nós. Além disso, falaram também das formas que temos para chegar a cada um destes lugares. O “bate papo” rendeu alguns minutos... Será que alguém consegue imaginar onde isso tudo foi parar? (risos)

E continuaremos viajando... Para perto ou para longe, só a imaginação da turminha será capaz de responder.


Beijos,
Élina e Equipe


Berçário II - Gabriela e Thaisa - Gosto pela música



A música é um recurso pedagógico bastante utilizado nas aulas em inglês. Além daquelas que uso durante a rotina diária, em cada projeto, busco encontrar ou adaptar músicas para os conteúdos que serão abordados. As crianças sempre demonstram apreciar muito com danças, gestos e cantando, desenvolvendo ainda mais a oralidade, o ritmo, a curiosidade e o gosto pela música.

A turma do Berçário II da Thaísa demonstra sua alegria e seu gosto pelas canções trazidas de um jeitinho muito especial. Ao final de cada uma delas, não importa qual (de rotina, conteúdo ou ensaio), todas as crianças batem palmas gritando “Êêêêê!!!”

Fico muito feliz em perceber o quanto o grupo aproveita e está empolgado com os recursos levados para sala de aula diariamente.



Com carinho,
Teacher Gabi e Equipe