segunda-feira, 30 de junho de 2014

Maternal II - Nuryah e Claudia - “Milk the cow”






Os projetos pedagógicos permitem que as crianças experimentem e vivenciem novas experiências de vida, as quais transcendem a sala de aula. A cada momento vivido, sua bagagem de conhecimento aumenta, agregando novos valores.

Durante o projeto do Texas, as crianças aprenderam sobre a fazenda, o fazendeiro e suas atividades nesse local. E, em uma das nossas aulas, eu levei uma “cow” desenhada e uma luva com tinta guache e água, simulando as tetas da vaca e o leite. As crianças tinham que fazer aquilo que o “farmer” faz, ou seja, “milk the cow” (tirar leite da vaca). Após essa atividade, a turminha experimentava o “milk”, mostrando que ele sai da vaca. Um aluno concluiu a experiência da seguinte forma: 

- “Teacher, então o milk entra por aqui (fazendo gestos para a boca) e sai por aqui (pela barriga)”!


Foi um momento de muitas gargalhadas na nossa rodinha!

Com carinho,
Nuryah e Equipe


Maternal I - Analu - Pique tatu bola






Com a chegada da Copa do Mundo, a turminha conheceu o Fuleco, o tatu bola escolhido como mascote. As crianças ficaram tão empolgadas com o assunto, que aproveitei para fazer um pique tatu bola. Nesta brincadeira, para não ser pego, cada criança deveria abaixar-se e virar um tatu bola no momento correto. 

A animação foi total! É claro que cada um fez do seu jeitinho e acabamos encontrando o tatu quadrado e o tatu triângulo. Mas valeu muito ver o sorriso deles por conseguirem torcer o corpinho igual ao mascote.
                                                                                                            Com carinho,
Analu e Equipe


Pré I - Leandro e Élina - It’s not a competition





As crianças do Pré I estão na fase da competição. A todo o momento, eles querem competir, acabar primeiro e ganhar. Nas atividades de Inglês não é diferente, sempre que participam de uma brincadeira, ficam empolgados pra acabar logo e serem os “primeiros”. 

Existe uma frase minha que até já virou jargão na turma: “IT’S NOT A COMPETITION!” Sempre que rola uma brincadeira, eles perguntam antes: “Teacher, é competition?” E eu respondo : “No, it’s not a competition.” (risos)

Porém, às vezes, é como se eu não tivesse respondido, porque sempre tem alguém que corre pra acabar e poder falar: "GANHEI!" E é aí que a mágica acontece. A sala toda responde em coro: “IT’S NOT A COMPETITION!" (mais risos)




abraços,
Leandro e Equipe


Maternal II - Neiva - Mascote da Copa




Durante uma rodinha de conversa na sala de aula, onde a temática era a Copa do Mundo, a educadora apresentou às crianças imagens do Fuleco, que é o mascote oficial do campeonato de futebol.

Durante a atividade com a imagem do Fuleco, algumas crianças prontamente o reconheceram. Uma delas disparou: “É um tatu”. Outro amigo completou: “É um tatu bola”.


Em seguida, aproveitando as falas das crianças, a educadora sugeriu a construção de um texto sobre este personagem, tendo como grande objetivo da proposta, explorar as características dele. O envolvimento com a atividade foi muito grande! Mas, a empolgação maior veio quando a educadora avisou que, no dia seguinte, o Fuleco visitaria a Escola. Desde aquele momento, todos começaram a “confabular” como seria quando este mascote tão simpático estivesse aqui na Studio.


O dia da visita do mascote foi uma festa! Todos queriam tirar fotos, conversar e, claro, dizer o quanto estavam animados para torcer pelo Brasil. Ao longo do dia, uma criança disse ao Fuleco: “Vou assistir o jogo do Brasil com você para fazer o Brasil fazer 10 gols.” O Fuleco chegou a “tremer” com tanta responsabilidade!


Mas, como sabemos que a “união faz a força” e que sempre é preciso acreditar, mesmo não fazendo 10 gols, o Brasil ganhou na sua partida de estreia na Copa. Que maravilha!


Alguém disse que o Fuleco traria sorte para o Brasil na hora do jogo. E não é que trouxe mesmo?



Com carinho,
Neiva e Equipe


Berçário II - Thaisa - Verde e amarelo




Desde o início do ano, a turminha tem conhecido um pouco sobre o nosso Brasil. Mas, atualmente, com a copa do mundo, temos feito várias atividades e brincadeiras relacionadas ao nosso país e suas cores. O projeto tem chamado tanto a atenção das crianças que, agora, tudo o que eles pegam nas cores verde e amarelo, seja um carrinho ou qualquer outro objeto, eles olham para mim e falam: “Brasil”



beijos,
Thaísa e Equipe