terça-feira, 10 de junho de 2014

Maternal I Pâmela - Milho


Durante o projeto “Nordeste: Terra do Forrobodó”, o Maternal I descobriu que a Festa Junina acontece como forma de comemoração pela colheita do milho. Para que todas as crianças conhecessem este alimento, apresentei-o cru e cozido.

Neste momento, uma das crianças fez uma fantástica associação:

“Tia, este é o milho que faz a pipoca do cinema?”.

Para responder, fui até a cozinha, peguei um pouquinho de milho de pipoca e o apresentei à turma. Essa parte não estava no planejamento, mas foi muito bom poder esclarecer a dúvida de uma forma muito gostosa, pois, para que todos percebessem a diferença do milho, fiz uma pipoca deliciosa para a turminha.


Beijos,
  Pâmela e Equipe


Maternal I Joyce - Alimentação saudável


A turminha do Maternal I estava fazendo um delicioso piquenique no pátio e eu comecei a explicar sobre a importância das frutas em nossas vidas. Falei do quanto elas fazem bem à saúde. Imediatamente, uma das crianças virou e falou: “Tia Joyce, eu não preciso comer frutas porque eu tomo remédio”. Achei muito engraçada a associação. Para ela, o fato de tomar remédio, e este fazer bem para a saúde dela, substituía todos os alimentos saudáveis que o nosso corpo precisa. É claro que aproveitei o momento cheio de frutas gostosas para mostrar a diferença e a importância de uma alimentação saudável.




Com carinho,
  Joyce e Equipe


Pré I Nuryha e Brisa - Country life


A contação de história é um recurso muito importante na Educação Infantil. Nessa atividade, as crianças soltam a imaginação e aprendem brincando. Quando elas têm a oportunidade de recontar determinada história, percebe-se o quanto assimilaram sobre conteúdos e assuntos previamente trabalhados.

No PRE I não foi diferente. Aliás, foi melhor! Após a atividade em que a teacher encenou uma pequena peça com cenário e fantoches sobre o “farmer” e a “country life”, os alunos tiveram a oportunidade de recontar aquela história “do jeitinho deles”.

A maioria dos alunos conseguiu expor o que vivenciou através de perguntas e interação com os outros amigos em Inglês. O mais interessante ainda foi que a interação ocorreu “numa via de mão dupla”, porque os amigos tentavam responder espontaneamente na língua inglesa, sem a interferência da teacher.

Fiquei muito orgulhosa e parabenizei todos os alunos pelo esforço e avanço.


beijos,
Teacher Nuryha e Equipe


Maternal II - Michelle e Mariana - How do you feel today?


Todos os dias, temos a nossa rodinha do inglês. Um momento delicioso de trocas, conversas e muita alegria.

Às segundas-feiras, geralmente “batemos um papo” para saber como foi o fim de semana de cada um e a teacher pergunta como estão se sentindo naquele dia. Quando perguntei a uma das crianças: "How do you feel today?", ele respondeu: "Eu brinquei tanto no fim de semana que eu “tô” me sentindo "cansedi”.

Dei uma gargalhada, pois a intenção dele era dizer que estava “tired”. Eles adoram inventar as próprias palavras em inglês e eu adoro quando isso acontece, pois mostra o quanto eles estão se sentindo bem diante do idioma.

beijos,
Teacher Michelle e Equipe