Durante o projeto “ Plantar, Cuidar e Colher”, a turma do Maternal II vivenciou muitas descobertas sobre as frutas.
Neste período, todos tiveram a oportunidade de conhecer, explorar e degustar diferentes tipos de frutas. Hum, que delícia!
Em sala, apresentamos uma música sobre as frutas, onde a letra falava os nomes das frutas e das árvores responsáveis por seus frutos.
Durante a música, eles cantavam assim:
“ Manga...Mangueira.
Banana...Bananeira.
Uva...Uveira.
Melancia...MELANCIEIRA.”
Quando falávamos a forma correta, todos achavam muito engraçado e caíam na gargalhada.
Até a próxima!
Beijos,
Sol

Os projetos pedagógicos permitem que as crianças experimentem e vivenciem novas experiências de vida, as quais transcendem a sala de aula. A cada momento vivido, sua bagagem de conhecimento aumenta, agregando novos valores.
Durante a roda rotina, as crianças cantam músicas para se apresentar, para saber se o tempo está ensolarado, chuvoso ou nublado e outras músicas para vivenciar outros estímulos. Numa semana, a teacher apresentou a música "Finger Family" e todo dia utilizava estímulos com dedoches, palitoches e finger painting, por exemplo, para que eles pudessem brincar e aprender a música. Essa experiência transcendeu os limites da sala de aula de modo que as crianças já pediam para que os pais mostrassem essa música em casa e alguns começaram a utilizar as palavras mommy e daddy.
Numa atividade, a teacher mostrou a foto da family de um aluno para o mesmo e perguntou: "Who's this?" e "who's that?". O aluno respondeu rapidamente "mommy" e "daddy". A teacher riu muito com a espontaneidade da criança e se sentiu muito orgulhosa, pois sabe que de algum jeito, essa criança e certamente os demais levarão isso para a vida.
Bye,
Teacher Nuryha
Os ensaios para as homenagens às mães estão a todo vapor.
Os grupos foram divididos para a apresentação e coreografias que, por sinal, a turminha aprendeu muito rápido.
Basta nós, adultos, errarmos um passo que as crianças logo, prontamente, nos corrigem. E claro que, nestes momentos, sonoras gargalhadas se espalham pela sala.
Em diferentes momentos, aprendemos também as letras das músicas pensando sempre em “fazer bonito” no grande dia!
Na música final, onde todos dançam juntos e fazem “coro” para cantar a que é a preferida do grupo, imaginem que eles “inventaram” outra letra: “ Um assobio tão lindo quanto você...” Na verdade, a letra original da música diz: “ Nasce um dia tão lindo quanto você...”
Quando pontuei às crianças sobre a letra da música, logo uma delas disse:
- “Tia, nós gostamos tanto desta música que estamos até fazendo a nossa música.”
É, pessoal...O argumento foi mesmo pertinente. Alguém conseguiria me ajudar com uma resposta? Rsrsrs
Com carinho,
Brisa
Período de apresentações para homenagear a mamãe é assim mesmo: cheio de alegria e empolgação. Com a turma da professora Mariana não foi diferente. O empenho do grupo foi percebido logo na primeira leitura coletiva do roteiro. Todo mundo decorando exatamente sua frutinha, sua música e seus passos.
Em alguns momentos, ensaiavam sem nem precisar da intervenção das educadoras e tentavam cantar as músicas escolhidas. Todos aprendiam as coreografias, mesmo não sendo daquele grupo e faziam questão de dançar, dando apoio ao colega que estava no palco. Foi muito gratificante observar o grupo tão unido e dedicado para homenagear suas mamães. Que esse carinho cresça cada vez mais.
Happy Mothers' Day!
Kisses,
Teacher Gabi
A turminha do Maternal I está a cada dia mais esperta e atenta a tudo que acontece.
As crianças se envolvem com todas as propostas, mas percebo que adoram uma contação de histórias e assistir DVDs.
Um dia desses, levei a turma para assistir a um DVD das frutas, pois, assim, poderia aproveitar para trabalhar o projeto. Neste momento, a auxiliar falou com uma criança e a outra espontaneamente falou:
“Silêncio! Nós Que ver o DVD!”
Essas crianças saem com cada uma... É claro, que depois dessa, nós não aguentamos e demos muitas gargalhadas!
Com carinho,
Munique
O Berçário está adorando conhecer as frutas!
Além de verem as árvores frutíferas e passearem pelo pomar simulado no nosso espaço, os bebês manusearam as frutas e, é claro, que não poderiam deixar de experimentá-las. Esta foi a melhor parte! Eles mesmos pegavam as frutas que estavam em pedaços e as levavam à boca. Nós, educadoras, tínhamos que ficar bem atentas, porque estas crianças estão muito gulosas e queriam muitos pedaços.
As atividades relacionadas às frutas fizeram o maior sucesso por aqui!
Com carinho,
Alessandra