segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pré II Luciane - índio ou chinês?



Oba! Com a proximidade da EXPO, a expectativa na turma cresceu a cada dia. 

Através da temática do projeto “ Sou Índio”, o Pré II realizou várias e importantes descobertas.


Assim que o tema foi apresentado em sala de aula, as crianças mostraram-se bem surpresas, já que este assunto, até então, não havia feito parte do nosso cotidiano. Porém, logo depois da apresentação de uma imagem do índio, começaram os comentários:


-“ Tia, ele é chinês?”


E agora, como responder a pergunta e “aliviar”, de forma satisfatória, a curiosidade das crianças? 

Depois de pensar, respondi: “Não, ele não é chinês. Os índios possuem olhos um pouco puxados e até lembram os olhos dos chineses; porém, a cor da pele é bem diferente, já que o chinês é branquinho e os índios, bem morenos.”


Em seguida, surge mais uma “pérola”:


“ Ah, então como temos um amigo na sala que é bem moreninho, achamos que, de repente, ele poderia ter nascido índio.”


Esta é a turma do Pré II que aprende e se diverte a cada dia mais!


Até a próxima!


Um beijo,
Luciane. 
  


Berçário II Gabriela e Alessandra - O caldeirão da bruxa




Durante as confecções e atividades sobre o Halloween, a turma do Berçário II da Alessandra mostrou que está ganhando autonomia pra criar suposições sobre o vocabulário explorado todos os dias.

Realizamos uma atividade onde as crianças deveriam brincar com "balas" que saíam de dentro do caldeirão da bruxa. 




Ao final, solicitei que elas devolvessem as balas para uma sacola cantando: "Put in the bag, put in the bag..." (Coloque na sacola, coloque na sacola...) Prontamente eles atenderam ao comando e cantaram sua versão da mesma música: "Pula bebê, pula bebê...". Óbvio que com direito a muitos pulinhos.



  Kisses,

Teacher Gabi

  


Maternal II Déborah - Aprendendo sobre os índios




Durante todo o mês de setembro, o Maternal II aprendeu muitas curiosidades sobre a vida indígena. Descobrimos sobre a moradia, alimentação, caça e pesca, as diferentes tarefas realizadas entre os homens e as mulheres, os materiais de trabalho e, claro, sobre a função e importância do cacique dentro da tribo.


Em meio a tanto aprendizado, um chamou a atenção do grupo de uma maneira mais “especial”. Quando falamos sobre as pinturas corporais e a arte plumária, as crianças demonstraram um interesse muito grande pelos assuntos. Na continuidade de atividades, gostaram de ver como é o Urucum, semente tão presente na vida da aldeia. Depois, na aula de Ciências Ambientais, junto ao Professor Léo, usaram a tinta para pintar o rosto e, desta forma, reproduzir o tipo de pintura feita pelos índios. 

Ao voltar para a sala de aula, adoraram manusear as penas e confeccionar os acessórios usados pelos índios como a tanga, o colar e, claro, o cocar.


Todas estas produções fizeram o maior sucesso na nossa Expo.



Um beijinho,
Déborah Pereira