segunda-feira, 7 de julho de 2014

Maternal II Mariana - Clima de Copa do Mundo





A turma do Maternal II entrou “de cabeça” no clima da Copa do Mundo e está torcendo bastante pela nossa Seleção de futebol.

Para surpresa de todos, recebemos a visita do Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo. Foi uma festa! Primeiro, algumas crianças ficaram apenas observando o boneco que representava o tatu bola, mostrando um pouco de receio em se aproximar dele. Mas, depois, ao perceber a simpatia e a cordialidade do mascote, todos se renderam aos encantos do Fuleco e se aproximaram. Muitas fotos, muitas perguntas e, claro, a esperança de que o mascote pudesse ajudar a nossa Seleção de futebol a ganhar muitos jogos.

No retorno para a sala de aula, o assunto não poderia ser outro que não fosse o Fuleco. Todos só falavam nisso! Era um tal de Fuleco para cá, Fuleco para lá...

Então, a educadora propôs que as crianças fizessem um registro sobre esta visita que tinha sido realmente muito especial. A atividade era para desenhar o que cada um achou do momento que teve junto ao Fuleco. No desenvolvimento da proposta, a educadora percebeu que o grupo estava muito comprometido em realizar a figuração humana sem a sua interferência e, assim, completar o desenho do mascote usando as suas cores características. Foi realmente muito bacana ver como as crianças se dedicavam e mostravam-se felizes em reproduzir, com o seu jeitinho, a figura do mascote.

O resultado? Uma diversidade de “Fulecos” e cada um com um identidade e uma característica bem peculiar. Tinha Fuleco de todo jeito: grande, pequeno, gordinho, magrinho... Porém, o mais importante foi ver como a “tchurma” está crescendo!



beijos,
Mariana e Equipe


Pré I - Brisa - TDL (Trabalho Diversificado Livre)




Desde o início do ano, as atividades de TDL (Trabalho Diversificado Livre) deixam a rotina da turma do Pré I ainda mais interessante. 

Um dia desses, durante a realização deste TDL, a turma seguia dividida no desenvolvimento das propostas e algumas crianças estavam fazendo a tarefa do caderno. Depois de ter explorado o MILHO, alimento típico da Festa Junina, a proposta era de registrar outras palavras que também começassem com a letra M. 

Como acontece naturalmente, uma das crianças associou a letra M à palavra MACARRÃO. Em seguida, fez o registro da palavra usando o “seu jeitinho”. A escrita ficou assim: MACR (macarrão). 


Na continuidade da atividade, o próximo passo seria ilustrar o que tinha acabado de escrever. Ao observar que, para ilustrar a palavra, uma criança alternava entre usar o recurso do alfabetário ou registrava letras aleatórias, questionei sobre o que ela estava fazendo. Realmente me chamou muita atenção a forma como tentava reproduzir o que tinha escrito anteriormente.


Então, para a minha surpresa, a criança me respondeu que estava “desenhando” o macarrão usando letrinhas. Ufa! Finalmente depois desta explicação consegui compreender o significado de tantas letras no registro...


Mas, temos que concordar que esta foi mesmo uma explicação bastante justa, não acham?

Essas crianças nos surpreendem a cada dia...Vamos aguardar a próxima novidade! rsrsrs


Com carinho,
Brisa e Equipe


Maternal I - Aline e Pâmela - Numbers





Nas aulas de Inglês, tenho ensinado os números para as crianças de várias formas, com músicas, contagem durante as brincadeiras, nas contações de histórias... Sempre que possível, adapto uma forma para poder trabalhar os “numbers”. 

Nessa semana, estávamos falando dos meios de transporte e eu trouxe alguns carrinhos de brinquedos para a turma brincar. Para distribuir corretamente, comecei a contar a quantidade de alunos que tinham em sala...

De repente, percebo uma voz contando junto comigo: ONE, TWO, THREE, FOUR cars... FIVE, SIX, SEVEN cars, EIGHT, NINE, TEN! Que graça!

Fiquei muito feliz de ver o quanto meus alunos estão aprendendo e conseguindo usar os vocabulários na rotina em sala.

Com carinho,
Aline e Equipe