A turminha do Maternal I está com a corda toda. Eles estão verbalizando bastante e aparece cada palavrinha...
Um dia desses, momento do almoço da turminha, eu estava fazendo as agendas, quando de repente veio uma criança e falou:
-Tia Claudinha , tia Claudinha!!!!! Eu comi “bloco”!
Eu perguntei:
-Você comeu o quê?
-“Bloco”, tia Claudinha!
Eu disse:
-Ah, você comeu brócolis !!!! Que legal !!!!
-Isso tia Claudinha, eu comi tudo!
Essa turminha é uma graça!
Com carinho,
Claudia
Em uma das aulas do projeto, levei uma melancia para sala para que a turma degustasse. Todos ficaram impressionados com o tamanho da melancia e ficaram curiosos para saber se era pesada. Eu disse que era muito pesada e para levantá-la seria preciso muita força.
Aparentemente, dizer que seria necessária muita força foi exatamente o incentivo que eles precisavam para testarem seus músculos.
Em 2 minutos eles transformaram a atividade em um esporte olímpico, o "Levantamento de Melancia". As crianças fizeram uma fila e uma a uma tentaram com toda a sua força levantar a melancia. Eu adorei a ideia deles e transformei a brincadeira em uma atividade muito legal. Afinal, é ótimo aprender brincando, não acham?
Até a próxima!
Bye bye!
Teacher Leandro
As primeiras palavrinhas estão vindo com tudo para a turma do Berçário II. A cada dia é uma surpresa diferente e uma nova palavra que aparece.
As frutas do projeto sobre o pomar são as campeãs no vocabulário de todos da turma. Elas estão presentes no banho, nos passeios pela escola e até na hora de dormir. (Risos)
Mas, além das frutas, o nome das educadoras também é muito falado por eles. O mais engraçado é que quando fazemos perguntas como: “Quem comprou essa camisa bonita para você?” ou “Quem fez isso em você?”, eles logo respondem que fomos nós.
É muito gostoso ver como nossos pequenos estão se desenvolvendo mais a cada a dia.
Beijos
Thaisa

No encerramento do projeto “ Plantar, colher e cuidar”, o 1º ano fez um varal de poesias. Lemos algumas poesias sobre as frutas e treinamos a leitura e interpretação.
Ao trabalharmos a poesia “Mexerica e Mexerico”, uma das crianças começou a dar gargalhadas na sala. Sem entender o que estava acontecendo, um amigo perguntou:
- “O que foi? Do que você rindo tanto?”
Ela logo respondeu:
- “E que eu faço muito mexerico.”
- “Como? Você faz a fruta?”
- “Minha avó diz que mexerico é fofoca.”
Quando outra criança interferiu na conversa dizendo:
“Mexerico é o masculino de mexerica que é a mesma coisa que tangerina.”
O raciocínio dela foi interessante, interpretando exatamente o que dizia o texto. A questão do gênero do substantivo, conteúdo abordado ao longo da semana, foi aplicada na prática. Então, expliquei ao grupo que a palavra mexerica se referia a fruta e mexerico é quando alguém faz uma fofoca ou fuxico. No final, todos riram da hipótese do mexerico ser a mulher da mexerica, já que fruta não tem “marido”.
Nossa atividade foi bastante enriquecedora e divertida!
Beijos,
Fabiane Gaute
Assim que o tucano chegou à Studio, a nossa turma passou por ele para ir brincar na piscina de bolinhas.
O viveiro onde ele fica é enorme e chamou atenção dos pequenos. De repente, com muita espontaneidade, uma das crianças perguntou:
- “ Tia Marcela, esse papagaio fala o quê?”
Logo em seguida, outra criança fez mais uma pergunta:
-“ Existe papagaio preto?”
Prontamente expliquei que aquele bichinho não era um papagaio e sim um tucano e que nunca ouvi falar em papagaio preto. Depois, começamos a rir... rs
Desde então, temos convivido com este amigo tão especial que, em breve, irá receber um nome.
Com carinho,
Marcela
Na rodinha, mostrei para a turma vários legumes e verduras. As crianças manusearam e falaram os nomes dos alimentos que conheciam e o que gostavam ou não de comer.
Foi quando uma das alunas pegou a cenoura e falou:
- “A Fifi gosta de cenoura. O vovô dá cenoura para ela comer!”
Perguntei quem era a Fifi e ela me respondeu:
- “É o cavalinho da fazenda do vovô!”
Achei uma graça como ela conseguiu relacionar o vocabulário com todo o projeto que estamos trabalhando.
Durante o projeto: “Plantar, cuidar e colher”, a nossa turminha vivenciou muitas experiências legais.
Na primeira semana, exploramos uma fruta por dia e saboreamos uva, melancia, maçã, pera e banana.
A cada dia, depois da experimentação e da proposta realizada com a fruta, realizávamos um registro coletivo em relação às nossas descobertas. Nesta atividade, falávamos sobre as características das frutas, a maneira correta de lavá-las para que fiquem sempre limpinhas e adequadas para o consumo e também sobre a importância das frutas para a nossa saúde.
Já chegando ao fim do projeto, a nossa sala estava muito bonita e colorida e com informações importantes sobre as frutas e as partes das plantas. Tudo isso chamou tanta atenção das crianças que, ao entrar na sala, um amigo disse de forma espontânea:
“Nossa! A sala está parecendo um pomar!”
Imediatamente os amigos começaram a rir, achando bastante engraçado o comentário.
Ai, ai... Este é o Maternal II!
Um beijinho,
Neiva e equipe.