terça-feira, 18 de março de 2014

Boas-vindas!

Bem-vindo ao Blog da Studio da Criança!




Aqui, você encontrará muitas histórias interessantes e engraçadas de nossas crianças. Teremos relatos das professoras contando as "pérolas" e os acontecimentos do cotidiano das turminhas. Além disso, o Blog também será um jornalzinho com notícias dos eventos que aconteceram por aqui.

Mas, não deixe de continuar acompanhando o nosso Site e nosso Facebook.
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Com carinho,
Studio da Criança

Berçário I - Patrícia - Música Festa


No Berçário I, as novidades não param de acontecer. Nossos bebês nos surpreendem e nos emocionam com as suas conquistas. Curtimos cada uma das fases de forma MUITO ESPECIAL. Perceber que eles estão se desenvolvendo é muito gratificante.

Música é um dos maiores recursos usados por nós. Sabemos o quanto as atividades musicais estimulam os bebês e já observamos as respostas deles.

Durante a música "Meu Pintinho Amarelinho", há bebês que estão colocando o dedinho indicador na palma. Uma graça!

No momento da janelinha do tempo, alguns bebês estão colocando as mãozinhas no rosto para reproduzir parte da canção "...a janelinha abre...a janelinha fecha...".

Fofo demais!

Mas, no mês de fevereiro, a "música festa" foi a do "Parabéns pra você". Todos, do seu jeitinho, participaram de forma muito calorosa no momento em que cantamos essa música: fosse batendo palminhas, sacudindo o corpinho ou, ainda, com os olhinhos radiantes de atenção.

PARABÉNS para nossa turminha do Berçário I!




Amamos vocês!

Patrícia e Equipe



Berçário II - Alessandra - O cachorrinho do Berçário II


Nossa turminha do Berçário II é muito carinhosa! Diariamente, trocamos abraços e muitos beijinhos. Mas, esse carinho não ficou só entre a gente não. Um dia, as crianças resolveram adotar um amiguinho que estava guardado na estante: um cachorrinho de pelúcia.

Esse cachorrinho se fez presente durante um dia inteiro. Ele até participou da  chamadinha e foi  levado pela turma para passear pelos  espaços da escola. Virou o centro das atenções!

Até dos momentos das refeições da turminha, o cachorrinho teve que participar. A diversão maior das crianças foi quando resolveram dar sua comida para o cachorrinho, vocês podem imaginar como  ele ficou: todinho sujo de feijão!!! Ainda bem que não o levaram para escovar os dentes... Coitado, iria se molhar e a bagunça seria geral no banheiro.



Com carinho,

Alessandra e Equipe

Berçário II - Thaisa - Tintas e outros materiais


O mês de fevereiro foi marcado por muitas surpresas e novidades para a nossa turminha. Começamos a realizar nossos lindos trabalhinhos e a conhecer diversos tipos de materiais. O gizão de cera foi adorado por todos e é sempre motivo de sorrisos quando aparece. As atividades de colagem também fizeram sucesso, todos querem colocar papel sobre a cola.

O mais legal foi no dia em que conheceram a tinta guache, onde alguns logo colocaram as mãos na tinta e fizeram a maior farra! Outros que não quiseram experimentar, fizeram cada carinha... Parecia que "diziam" com os olhinhos: “Eca, o que é isso? Eu não vou sujar minhas mãozinhas não”. Mas, logo tudo passou e, atualmente, nossos artistas já conseguem experimentar e se divertir com a tinta. Uau! Mais uma conquista para essa galerinha.

Com certeza, muitas outras ainda acontecerão e nos deixarão mais orgulhosos ainda.

Iremos compartilhando com vocês, agora, também pelo Blog, essas conquistas, ok?



beijos,

Thaisa e Equipe

Berçário II - Deise - Explorando Espaços


Quando iniciamos o ano, nossa turminha ainda não conhecia os espaços da escola. Percebíamos que as crianças ficavam com certo receio em sair de um lugar para o outro. Algumas mostravam-se inseguras e pediam colo, outras precisavam dar a mãozinha para caminhar, desde que fosse a nossa. Outra mãozinha não servia! Às vezes, outros professores e funcionários se aproximavam para ajudar, mas a reação era de abaixar o bracinho e procurar, com os olhinhos, por nós.

Ah, só que as coisas mudaram... No final do mês de fevereiro, conseguimos ver a autonomia desses pequeninos. Agora, só em ouvir a expressão "Vamos para casinha de brinquedos!", eles param o que estão fazendo e vão para  a porta da sala de aula. É  uma graça! Nesse momento, sempre tem um ou outro que ainda abre a porta e quer sair correndo antes dos demais. Mas, estamos sempre prontas para fazer o "resgate" e lembrar que precisamos esperar todos os amiguinhos e as educadoras.

E querem saber mais?  Como a vontade de explorar os espaços é grande, a turminha está aceitando a mãozinha de qualquer funcionário, só para chegar logo no destino. Demais, "né"? Chegam até a dar "tapinhas nas pernas" dos adultos,  sinalizando o que querem. Essa turminha promete!

Não deixe de nos acompanhar aqui no Blog.


A cada mês uma novidade.

Deise e Equipe

Maternal I - Joyce - Comandantes da turminha


Quantos comandantes nessa turminha! Às vezes, os conflitos acontecem porque todos querem comandar. É um tal de "Não é assim! É assim...oh!" ou ainda "Ai, ai, ai! Vou falar com a Joyce!". Precisamos logo entrar em ação para que a fala fique mais calma e entre em cena os gestos de amizade e carinho, apreciados por nós com muito orgulho.

Estamos sempre fazendo combinados para tudo que realizamos no dia a dia e já percebemos o quanto a turminha gosta de lembrar desses combinados. Um dia desses, numa rodinha de conversa, uma criança levantou e prontamente uma amiguinha olhou para ela e falou: “Ah, não! Você não pode sair da rodinha! Tia Joyce fica muito triste!”. E sabem o que a amiguinha fez? Voltou e sentou-se novamente na rodinha "numa boa".

Está sendo muito gratificante acompanhar o crescimento da turminha e perceber a autonomia que está surgindo no grupo.

Até breve! Aguardem novos relatos!

Beijos,

Joyce e Equipe



Maternal I - Analu - Quem encontrou a cor amarela da bandeira?


Que turminha esperta! A cada dia escuto cada pergunta e recebo cada resposta!

No mês de fevereiro, conhecemos a Bandeira do Brasil. Então, fizemos diversas atividades relacionadas ao assunto para que, aos poucos, todos conseguissem identificá-la e montá-la.

Uma das propostas foi ir até o Play da escola e procurar os losangos com a mesma cor da Bandeira do Brasil, pois junto havia também losangos de outras cores.

Depois, em rodinha no play, perguntamos: “Quem encontrou a cor amarela da bandeira?” Todos responderam em tom alto e divertido: "Eu!" e mostraram suas peças.

Para finalizar a atividade, voltamos para sala de aula e começamos a fazer a construção onde a criança iria colar a peça amarela na sua Bandeira do Brasil. Até que uma das crianças quis colar também a peça vermelha. Naquele instante, uma de nós perguntou: “Esse vermelho não é da bandeira, é?” Imediatamente, com total espontaneidade, a criança olhou para a educadora e perguntou: ”Então, por que você colocou lá no play "pra" gente pegar?” Não teve como toda a equipe deixar de dar risadas! Não só pela pergunta, mas pela forma como ela perguntou. Foi muito engraçado!

Depois dessa, continuamos ouvindo outras e mais outras.... Aqui no Blog, vamos dividindo com vocês nossas experiências.


Com carinho,

Analu e Equipe.



Maternal I - Pâmela - Atenção Maternal I!


Começamos o ano com muitas conquistas! Uma delas é a fala da turma. Aos pouquinhos, todos estão conseguindo se comunicar, cada um do seu jeitinho.

O "bacana" é observar o que fazem para serem compreendidos. Neste aspecto, o lema deles poderia ser "Para tudo se tem jeito".

A turminha não desiste fácil, principalmente, quando querem que seu desejo seja realizado.

As crianças quando resolvem conversar, o "papo" rende e como rende! É comum repetirem fala e expressões um dos outros. Também procuram nos imitar e, pelo visto, estão reproduzindo a fala de mais gente por aí...

Um dia, estávamos todos na sala de aula quando um amiguinho ouviu a recepção anunciando a chamada das crianças para irem embora. Em seguida, ele começou a dizer: “Atenção, Maternal I!” e ainda foi dizendo os nomes dos amigos. E vocês acreditam que essa chamada hoje está maior? Temos mais amiguinhos fazendo isso.

Atenção, Jessica e a Renata! Vocês já podem contar com a ajuda dessa turminha. É só ligar para o ramal da nossa sala que levamos um deles até o microfone de vocês. 




Até a próxima! Com mais notícia desses pequenos comunicadores.


Beijos,

Pâmela e Equipe



Maternal I - Lilian - Meios de Transporte


A nossa turminha está pronta para TUDO! Animada, curte muito tudo o que é proposto. Está sempre disponível para se aventurar. Além disso, gosta de conversar e de fazer comentários. Escutamos cada relato bastante divertido e curioso.

No mês de fevereiro, conhecemos um pouco da história do descobrimento do Brasil. Durante a rodinha de conversa, as crianças viram que Pedro Álvares Cabral usou a caravela para viajar e tivemos que dar uma pausa na história para explicar mais sobre a caravela, já que chamou atenção de todos. Após a explicação, um amigo solta a seguinte pérola: “Ele tem que viajar de Gol. É mais rápido!”. O grupo olha para ele e uma das educadoras já rindo, pergunta: Gol? e ele responde: “Um avião, Lilian!”. Depois dessa, todos concordaram e as educadoras riram muito. Claro que aproveitaram o comentário para viajar pelo mundo dos Meios de Transporte também.

Em março, estaremos aqui com novos relatos.
Não deixe de viajar no Blog com a gente!


Beijos,

Lilian e Equipe



Maternal II - Neiva - Diferenças (meninos e meninas)


Até “ontem” eram todos tão pequeninos... Parece que em um “passe de mágica” eles crescem, não é?

A nossa turminha é bastante curiosa e atenta às novidades que aparecem na rotina. Assim, acabam fazendo colocações realmente bem engraçadas.

Olhem bem o que aconteceu um dia desses após brincarmos no pátio dos carrinhos:

Ao fim da proposta, oferecemos água às crianças e, em seguida, levamos pequenos grupos ao banheiro. Em um destes momentos, enquanto fazia xixi, uma criança observava as outras. Depois, ao lavar as mãos, fez o seguinte comentário:

- Menina não tem “pinto”. A minha mãe é menina.

A educadora, bem atenta, ouve, então, a seguinte conclusão:

- É, menina só tem “bumbum”.

Curiosidade de criança é assim: inocente e sincera! E curiosidade é o que não falta nessa turminha. Até a próxima!



Beijos,

Neiva e Equipe



Maternal II - Déborah - Especiarias


Uma das grandes características desta turma é a curiosidade pela realização das atividades pedagógicas. Como todas as crianças, gostam muito de surpresas e, quando levamos algum recurso para a sala de aula, prontamente se disponibilizam a participar com muita atenção da rodinha.

E foi assim com a proposta sobre especiarias. Ao conhecer um pouco do Descobrimento do Brasil, o Maternal II explorou algumas especiarias como o cravo, a canela, a pimenta do reino e a noz moscada.

Depois de conhecer os nomes desses “temperos” e também falar sobre algumas comidas que podem ser preparadas com eles, a educadora propôs que o grupo adivinhasse o nome de cada um deles.

Então, surge a mágica! De olhos fechados e usando somente os sentidos do tato e do olfato, as crianças precisavam manusear estas especiarias. Que suspense! Sim, no início, todos ficaram um pouco receosos...

Mas, como sabemos, a união faz a força! Ao ver alguns amigos se arriscando a acertar, todo o grupo se entusiasmou a participar da atividade e foi uma “festa” de especiarias que até Pedro Álvares Cabral gostaria de ter participado... (risos)


Beijos,

Déborah e Equipe



Maternal II - Mariana - A "cara vela" (caravela)



Como são amigos e parceiros! Por aqui ninguém faz uma "farrinha" sozinho, sempre tem algum coleguinha acompanhando e como se divertem com isso! Quando conversamos sobre algo que não deveria ter sido feito, a resposta é: "Não fui eu!".
Turma sapeca, levada da breca, que faz farra, mas também fica atenta a tudo. E não perdem nada!

Durante o mês de Fevereiro, conversamos sobre a vinda de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e aprendemos que o nome do meio de transporte utilizado por ele era caravela.

Então, para a realização da proposta em sala de aula, apresentamos a foto da caravela. Todos observaram com muita atenção e curiosidade e fizeram perguntas sobre a imagem. Dentre as perguntas, surge uma assim: "Mariana, por que ela tem esse nome se não tem uma cara?"

É ! Quem disse que não existem perguntas sem respostas? (risos)
No próximo mês tem mais!

Beijos,

Mariana e Equipe



Maternal II - Cláudia - O vestido de guarda-chuva


É a turma da "bagunça"! Como se divertem numa baguncinha, mas, na hora de arrumar, quanta "preguiiiiçççççaaaaa"... Aos poucos, estamos incentivando a galerinha. Só que, nesta turma, existem muitos meninos. Eles gostam de cuidar das meninas, mostram-se preocupados e "mimam" cada uma delas a todo momento. Se deixar, fazem tudo porque são muito cavalheiros. Então, adivinha quem arruma mais a bagunça? (risos)

Além disso, na rotina, são muitas as "pérolas" que ouvimos do grupo e nos divertimos bastante com cada uma delas.

Certo dia, uma amiga colocou um vestido após o banho e, chegando na sala de aula, falou assim:

"- Tia Claudia, Tia Claudia, meu vestido tem guarda-chuva!"
Um amigo após observar a fala dessa amiga, retrucou e disse:
"- O guarda não guarda a chuva nada! Ele só guarda o bandido."
Naquele instante, não deu para segurar...e como rimos.



Continue visitando o nosso blog e conhecendo a nossa turminha.



Beijos,

Cláudia e Equipe



Pré I - Brisa - "Ferro no dente" da tia


Logo no início do ano, já deu para perceber o quanto esta turminha é causadora de grandes sorrisos e gargalhadas, afinal de contas, são todos muito engraçados.

Neste momento, a fase aqui é dos “por quês”. “Tia, por que isso?” , “Tia, por que aquilo?” Apesar de tantas e tantas perguntas, nem sempre encontramos respostas para todas elas. E foi exatamente isso que aconteceu quando, durante uma atividade coletiva, onde as crianças participavam dando suas opiniões sobre o que seria uma caravela, confeccionaram um texto coletivo em uma cartolina. Em seguida, a turma precisou decidir onde este cartaz poderia ser fixado. Enquanto o local era definido, uma de nós começou a colocar pedaços de fita durex atrás da folha.

Após observar todo este procedimento com muita atenção, um amigo disse: "Tia Brisa, cuidado para a fita não colar na sua boca." Prontamente, a educadora agradeceu a preocupação e disse que teria cuidado.

Mas, do outro lado da sala, um outro amigo ficou olhando e logo retrucou: " Amigo, você não sabe que a tia tem esse ferro no dente para cortar a fita?"

Após a colocação feita por este amigo, as crianças deram várias risadas e, claro, as educadoras também.

E o ano está apenas começando...

Beijos,

Brisa e Equipe



Pré I - Gisele - Visita da irmãzinha


Turminha "Lá vem história!". Esse grupinho gosta de contar história... seja baseada nas suas vivências, seja de MUITA imaginação.

Tem história de todos os gostos: história feliz, história triste, história engraçada, história dramática, história longa, história curta e por aí vai.

Às vezes, percebemos que a galerinha também participa do movimento "Quem conta um conto aumenta um ponto", principalmente, quando contam histórias envolvendo as situações existentes entre eles. É um tal de "aí", "aí"... Por fim, temos que entrar em cena e trazer a ordem em que os fatos aconteceram para chegarmos ao fim da história.

Além de tudo isso, a turminha ganha reforço no gosto pelo "Conta uma história", já que nós também gostamos muito de histórias e sempre buscamos contar uma ao longo do dia. Também gostamos de criar e dramatizar e notamos que eles se divertem com isso. E claro, também aprendem.

Qualquer novidade na turma se transforma em história. Neste mês, ficamos sabendo que a irmã de uma amiga visitaria a turma. Essa irmã ainda é uma bebezinha, havia nascido há pouco tempo, mas a amiga queria trazê-la para que todos pudessem conhecê-la. A expectativa pela visita foi grande. Assim como os comentários e histórias contadas.

O dia da visita foi realmente muito especial!

A bebê é linda e a amiga estava muito feliz em poder compartilhar este momento com a turma.

Claro que foi preciso que não "desgrudássemos" os olhos das crianças, já que, no meio de toda aquela emoção e curiosidade, as mãozinhas se multiplicaram e não sossegaram por muito tempo. Todos queriam pegar, tocar, afagar a pequenina.

Depois que a bebê foi embora, vocês já sabem o que rolou? Mais histórias. Os títulos poderiam ser: "Eu tenho uma irmãzinha também"... "Eu vou ganhar um irmãozinho"... "Eu vou pedir um irmãozinho"... "Eu não quero ter irmãozinho"...

Até a próxima história!


Com carinho,

Gisele e Equipe



Pré I - Élina - Nem tantas galinhas assim!


Diversão, gargalhadas, companheirismo e amizade são garantidos, a cada dia, na nossa turminha do Pré I. Aqui, todos os dias são de muita animação. Já deu para perceber o quanto a nossa turma é amiga e o quanto um se interessa em compartilhar os bons momentos vividos pelo outro.

E, em um destes momentos, surgiu uma pergunta que desencadearia uma percepção bem divertida:

“Tia Élina, será que em Porto de Galinhas tem um monte de galinhas?”


Essa foi uma pergunta que um aluno da turma fez antes de viajar para Porto de Galinhas.

Prontamente, grande parte da turma se interessou pelo assunto. Então, realizei uma rodinha onde todos conversaram sobre o tema. Neste momento, comentamos que Porto de Galinhas é um lugar muito bonito e que ele se divertiria bastante, mas que, diferente de como estava pensando, não encontraria tantas galinhas como imaginava.

Enfim, o tempo passou e a viagem aconteceu!

Ao retornar de viagem, cheio de novidades, este amigo logo tratou de vir correndo me informar: “Tia Élina, você tinha razão. Lá em Porto de Galinhas não tem tantas galinhas assim.”

Com esta colocação, as crianças observaram que, nem sempre o nome pode, de fato, caracterizar algo tão bem. Imagina se a moda pega e alguém questiona se o Pão de Açúcar é feito de açúcar?

Vamos aguardar as próximas viagens ou os próximos passeios da turminha. Certamente ainda vamos dar muitas gargalhadas.


Beijos,

Élina e Equipe



Pré II - Ivana - Navio de quem mesmo?


Todo mundo sabe que o Pré II traz muitas novidades. E a nossa turma já entendeu o quantos desafios viverão durante o ano... Sabe, "coisas de quem está crescendo", aprendendo, conquistando...

Mas, não podemos deixar de falar é que esta turma está sempre atenta e pronta para fazer tudo o que for pedido. Eles sabem que estar “ligado” só ajuda a vencer os desafios e adquirir responsabilidades de uma forma mais prazerosa.

E foi assim quando, no mês de fevereiro, a turminha do Pré II fez descobertas sobre o Descobrimento do Brasil. Através das diferentes atividades, conheceram o navegador português Pedro Álvares Cabral que descobriu o nosso Brasil ao sair em busca de especiarias como o cravo, a canela, a pimenta do reino e a noz moscada.

Mas, o que realmente chamou atenção da turminha foi a caravela. Na descrição realizada pela turma, a definiram como um barco grande, feito de madeira com muitas velas e com "cruzes" vermelhas desenhadas.

E, por falar em cruz, quando a imagem da caravela apareceu pela primeira vez fiz a pergunta: "Alguém sabe o que é isso?" Prontamente todos responderam: "Claro, tia. Este é o navio do Vasco!".

Pois é... Faz sentido!
Beijos,

Ivana e Equipe



Pré II - Luciane - Por onde será que andam os vagalumes?



A turma do Pré II da educadora Luciane é muito animada e A-DO-RA música! Em sala, temos quase que um time de cantores profissionais...

Um “hit” muito cantado pela turma é “VAGALUME”. Quando esta música surge na sala, todos fazem um “coro”. Sim, temos um coral de belíssimas vozes! Vocês podem imaginar, não é?

Em um determinado momento, aproveitamos o surgimento desta temática para questionar quantas crianças já tinham visto um vagalume. Apenas três crianças disseram que sim, que já tinham visto este inseto. Depois desta “tórrida” revelação, começamos a pensar e a nos questionar:


“Mas... Por onde será que andam os vagalumes?”
“Alguém tem visto vagalumes por aí?”


Ainda não encontramos a resposta e continuamos a pesquisar, a procurar e, enquanto não temos esta resposta, seguimos cantando e, o melhor de tudo, compondo músicas também!

Que tal você também aprender e, quem sabe um dia, vir cantar conosco um hit inventado por nós?

Uma das letras está seguindo abaixo. Divirta-se cantando e encantando:

“ A, E, I, O, U é o Pré II da Tia Lu.

1,2,3,4 o Pré II da Tia Lu é um barato!”


Beijos,

Luciane e Equipe



1 º Ano - Gaute - A busca de Cabral



Assim que as aulas começaram, as crianças do 1º ano sabiam que teriam ainda mais novidades em sua rotina. Como agora estão todos “muito grandes”, os assuntos apresentados são mais sérios, mais contextualizados.

Em uma rodinha, onde falamos de parte da história do Descobrimento do Brasil, todos se sentiram verdadeiros “navegantes”. Usaram a imaginação para arrumar as malas e, assim como Pedro Álvares Cabral, eles se entusiasmaram em fazer uma viagem maravilhosa mesmo que, neste caso, viajassem sem sair do lugar... Sabe o que faltou? Somente aquela roupa que era usada pelo nobre navegante português.

Então, na continuidade de propostas associadas à temática, todos descobriram que Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal em busca de especiarias.

Nossas crianças conheceram algumas destas especiarias. Ao sentir o cheiro de cada uma delas, uma criança disparou:

- “Eu sei o que é isso. A gente usa para temperar as comidas.”

Uma amiga comenta:

- “Eu já comi o cravo no docinho de festa.”

Em seguida, se referindo ao cravo e canela, uma outra amiga dispara:

-“Verdade! Tem isso aí na canjica e no arroz doce. Minha mãe adora!”

E assim, nossa turminha finalizou parte desta descoberta concluindo, do seu jeitinho, que Pedro Álvares Cabral viajava mesmo era em busca de comida, mesmo que a História conte outra "história".

Hum! E não é que deu até água na boca?


Beijos,

Fabiane e Equipe



1º Ano - Camila - Pedra ou Cristal?


Podemos dizer que essa turma é movida pela curiosidade. Os olhinhos brilham diante de qualquer assunto ou novidade no grupo. Nada por aqui passa ou acontece sem que perguntas e comentários sejam feitos. Imaginem, então, quando descobrem que vão fazer um filme com o professor Roni? E com isso, a história, os personagens e a interpretação será de responsabilidade deles. Alegria e euforia não faltaram diante dessa novidade e com atenção começaram a ouvir o professor Roni e a conversar com ele sobre a história do filme. Mas e a escolha do personagem principal? Hum....vocês devem estar pensando como nós... Vai dar trabalho! Mas não deu. A escolha foi rápida, todos entraram num consenso. Querem saber o que foi difícil decidir? O objeto que este personagem teria.

Um amigo dá a primeira ideia:

- “ Então, Roni. O menino podia ter uma pedra mágica!”

Em seguida, uma amiga diz:

- ”Eu já disse isso, lembra? Eu disse que ele podia ter um cristal mágico.”

E surge uma “discussão” calorosa. O amigo continua:

- “Você disse CRISTAL, não PEDRA! Eu falei PEDRA!”


Então, a amiga olha e comenta:

- “Ah, mas é tudo igual. Cristal é uma pedra brilhante e muito bonita.”

O professor Roni sorri e se pronuncia dizendo:

- “Ela tem razão. Mas temos que decidir!"

Mas, em seguida, o professor Roni olha para o relógio e percebe que é o final da aula e deixa a decisão para o próximo encontro. E assim, a turminha continuou com a dúvida cruel.

Estamos também querendo saber qual será a decisão deles. Vamos aguardar a cena do próximo capítulo!

Quando o filme ficar pronto, vocês descobrirão qual foi a escolha do objeto. Aguardem!



Com carinho,

Camila e Equipe