Neste semestre, a turminha aprendeu sobre dezena. Usamos material concreto para que todos visualizassem e, assim, compreendessem melhor o conteúdo. As crianças tiveram a oportunidade de contar e relacionar às quantidades e, assim, descobrir o conceito de dezena.
Daí então, surge uma pergunta inesperada: “ Por que o nome dezena?”
Rapidamente um outro amigo dá a explicação mais contextualizada possível: “ O nome é esse porque na palavra tem escrito DEZ de DEZENA, você não percebeu?”
Imediatamente todos concordaram com a observação deste amigo e todos nós temos que concordar que esta foi mesmo uma boa observação, não é mesmo?
E seguimos em busca de mais aprendizado e mais descobertas...
Com carinho,
Brisa

A turma do Maternal II está conhecendo alguns contos durante o projeto “No mundo do faz de conta”. Entre os que estão sendo apresentados, surgiu um grande interesse pela história dos “Cachinhos Dourados e os três ursinhos”. A turma ficou encantada com este conto que, até então, era uma novidade para eles.
No desenvolvimento do projeto, tivemos a ideia de prepararmos uma deliciosa receita que vimos no livro: a receita do mingau que a Cachinhos Dourados comeu quando chegou à casa dos Ursinhos. Então, mãos à obra!
Utilizamos leite, cremogema e muito, muito amor. Mexemos tudinho e pronto! Nosso mingau estava ali, esperando para ser degustado.
A turma ficou radiante com a experimentação. Alguns disseram que não iriam comer pois o ursinho ficaria muito triste, já que aquele mingau era dele...
Então, explicamos ao grupo que este ursinho só existia na história, e que, assim, todos podiam sim experimentar o mingau. Depois disso, todos prontamente experimentaram esta delícia. Ai, ai,...Ser criança é bom demais!
Um beijo!
Maternal II -Sol
Este ano a nossa Expo de Cultura e Ciências teve como tema os animais silvestres da fauna brasileira, um evento que foi muito bem aproveitado pelas nossas crianças do Berçário I.
Ao desenvolver atividades relacionadas à onça-pintada, alguns dos nossos bebês conseguiram emitir sons semelhante ao esturro do animal.
Após confeccionarmos “nossa onça-pintada” com caixa e carimbo dos pés, passamos a levá-la para a sala de estimulação; e quando perguntava pela onça, os olhinhos das crianças já começavam a procurá-la e alguns dedinhos já apontavam.
Muito gratificante ver nossos bebês interagindo com as produções e os assuntos abordados nos projetos.
Beijos,
Alessandra e equipe
Essa turminha sempre foi especial e cada vez se dedica mais.
Durante nosso último projeto, todos participaram bastante e amaram cada detalhe das confecções. Eles fazem questão de participar das propostas e de dar um toque pessoal também.
Hoje, começamos nosso projeto do Wizard of Oz e na apresentação da personagem principal e de seu bichinho de estimação, a experiência de cada um fez muita diferença. Os favoritos e mais desejados são os cats and dogs.
Cada criança compartilhou nomes e características especiais dos pets que possuem ou daqueles que sonham em possuir, tudo com muita clareza e animação.
Eles me surpreeendem a cada dia por estarem tão falantes e gostarem tanto da língua inglesa. So nice!
Kisses,
Teacher Jaqueline
O mais encantador nessa idade de 4 e 5 anos são as saídas que as crianças encontram para alcançarem seus objetivos... Pedi que fizessem o desenho de uma pessoa. Eis que um dos alunos vem tirar uma dúvida:
- “Teacher, tem que desenhar uma pessoa ou posso fazer um dinossauro?”
- “A gente desenha os animais outro dia, ok? Hoje tem que ser uma pessoa.”
Ele volta meio desapontado para desenhar. Em menos de dois minutos, retorna:
-“ Teacher, pode desenhar uma pessoa que usa fantasia?
Eu, na minha ingenuidade adulta, respondo que sim.
-“ Obaaaaa! Então, vou desenhar uma pessoa fantasiada de dinossauro!”
Como retrucar um raciocínio tão bem estruturado? Aprendi mais uma...
XOXO,
Teacher Karla