
Estimular a imaginação das crianças é uma tarefa importantíssima para o desenvolvimento psicomotor e socioafetivo na Educação Infantil. No Maternal I, as crianças dessa faixa etária precisam vivenciar o universo imaginário, pois a brincadeira do faz-de-conta permite que elas tenham a capacidade de imitar, imaginar, internalizar regras, enfrentar seus medos, estimulando, assim, a autonomia.
Durante as aulas de inglês, a teacher procura sempre propor atividades lúdicas que estimulem a imaginação dos pequenos. Para eles, torna-se mais fácil compreender a proposta de um projeto no novo idioma através do faz-de-conta. Certa vez, a teacher propôs de pegarmos um avião e irmos à praia. Para isso, as crianças precisaram somente abrir os braços e imitar o som do avião. Lá na praia que era o playground da escola decorado com cangas, peixinhos e piscina de bolas, a turminha fingiu utilizar o protetor solar, deitar na canga para pegar um sol e até pular ondinhas. Foi muito divertido!
Num outro dia, a teacher levou um pedaço de TNT grande e falou que aquela era a rua do Maternal I. Com isso, brincamos de dirigir o carro, andar na rua e até “fazer cooper”. A criançada super mergulhou no imaginário!!!
Bye, bye
Teacher Nuryha.
Olá, pessoal!
Somos “novos” por aqui e estamos muito felizes em poder compartilhar com vocês sobre as nossas experiências e descobertas.
Bem, meu nome é Patrícia e sou a professora da nova turma do Berçário II. Estou aqui para dizer que, daqui até o final do ano, estaremos juntinhos para aprender, sorrir, viver aventuras e compartilhar muito também, claro!
Os pequenos estão se adaptando bem e, aos poucos, aproveitando ainda mais a rotina cheia de novidades.
A mais recente proposta e que deixou as crianças muito felizes foi a brincadeira “Marcha Soldado”. Para realizá-la, usamos um chapéu feito de jornal e depois marchamos pela sala, em frente ao espelho, ao som da canção.
Alguém dúvida do quanto foi divertido?
Abaixo segue a música para quem desejar repetir a brincadeira em casa:
“ Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito,
Vai preso no quartel.
O quartel pegou fogo,
A polícia deu sinal.
Acode, acode, acode,
A Bandeira Nacional.
Brasil!”
Beijocas,
Patricia.
O projeto da despedida da chupeta e da mamadeira foi um grande sucesso!
Durante o projeto, visitamos o Berçário I onde as crianças puderam observar as diferenças entre as turmas .
Já em sala, fizemos uma comparação utilizando fotos das crianças da turma (deles quando bebês e fotos atuais). Este momento foi muito divertido, pois cada um pode observar e perceber as mudanças em seu próprio corpo. O que mais chamou atenção dos pequenos foram as roupas e os cabelos que eles usavam e tinham quando eram bebês.
Foi realmente muito divertido e interessante vê-los observando e descobrindo que cresceram e não são mais bebês!
Um grande beijo,
Cláudia