Durante uma atividade na sala do Som e Movimento, enquanto trabalhávamos o projeto “Pessoas diferentes: Same feelings”, todos se olharam no espelho e fizeram a leitura de sua imagem. Depois, montamos dois bonecos para nossa sala com características diferentes. No momento de colocar os olhos, um amigo parou e disse:
“O meu olho é diferente. É puxadinho!”
Naquele momento, todos correram em direção ao espelho para perceber maiores detalhes e, assim, notar mais algumas diferenças entre eles. Depois disso, ficou o maior falatório, mas foi muito bom ver o quanto eles se envolveram com a atividade!
Com carinho,
tia Pâmela
Ao longo do projeto “Pessoas diferentes: Same feelings”, as crianças aprenderam que somos todos diferentes uns dos outros, mas que, apesar disso, todos gostamos muito de receber carinho e amor.
“Mas o que é amor?” – Perguntei às crianças.
E fui surpreendida com as lindas respostas que ouvi:
- “É respeitar as diferenças das pessoas”
- “É ouvir o coração do amigo”
- “É dar beijinhos nos amigos”
- “É um coração”
Fiquei emocionada de ver que os meus pequenos já estão compreendendo d que é o amor e como podemos demonstrá-lo.
Com carinho,
tia Joyce
O natal está chegando e todos estão bem animados. Então, comecei a introduzir o assunto nas aulas. Quando falamos sobre a Christmas Tree e do Santa Claus, perguntei o que cada um gostaria de ganhar. Uns responderam boneca, carrinho, ursinho… Mas um dos alunos falou com toda convicção: “Eu quero ganhar sucatinha, teacher.” Eu achando que sucatinha era algum tipo de brinquedo novo, perguntei o que era exatamente. E ele apontou a nossa caixa de sucatas da sala dizendo que aquele era o presente que ia pedir ao Santa Claus. Achei o máximo! Nunca esperava que passasse pela cabeça dele pedir as sucatas que usamos para brincar na escola.
Kisses,
teacher Michele
A turminha do Berçário II é só novidade! É um sorriso espontâneo aqui, um abraço carinhoso lá e até uma palavrinha solta em alguns momentos.
A cada dia que passa, os pequenos nos surpreendem mais.
Um dia, estávamos na rodinha, fazendo a chamadinha e cantando algumas músicas. Neste momento, uma criança levantou-se no meio da rodinha. As crianças que estavam sentadas ficaram olhando o amigo em pé na roda e logo uma delas falou:
-“Aiaiai ....... (nome da criança)! A música! Senta!” E balançou o dedinho (Falou do jeitinho dela, mas deu para entender).
Não teve como segurar o riso... Foi algo inesperado, que depois ficamos lembrando ao decorrer do dia. Isso foi uma de várias pérolas que acontecem no nosso dia a dia.
E assim eles vão enchendo nossos dias de muita alegria.
Um super beijo e até a próxima.
Com carinho,
Luana Mantuano
O PRE I tem tentado se expressar em inglês naturalmente, dentro de suas possibilidades. Um exemplo é a tentativa de leitura de palavras no idioma a partir do conhecimento prévio do som das letras. Como a pronúncia das letras vem sendo apresentada durante o ano isoladamente, as crianças têm se arriscado a ler palavras que elas já conhecem.
Certa vez, a teacher chegou com uma placa onde estava escrito “FREE HUGS”. Um aluno pronunciou as letras isoladamente e tentou juntá-las para ler as palavras. Em outro momento, uma aluna me perguntou: “Teacher, how do you say ‘cabelo enrolado’ in English?, e antes mesmo que eu respondesse, ela disse: “Não precisa, teacher! Vou olhar no cartaz que a gente fez!”. E foi tentar ler as palavras “CURLY HAIR”.
Essas tentativas de “Reading” e “Speaking” partem das próprias crianças, de suas vontades e necessidades. Como eu sempre digo, a cada aula, uma surpresa!
Kisses,
Nuryha