sexta-feira, 18 de abril de 2014

Maternal II - Neiva - Irmãos



A contação de histórias é um momento prazeroso e significativo para a turminha do Maternal II.

As histórias apresentadas neste momento proporcionam emoções e incentivam a formação do hábito de ler. Além de todas estas qualidades, ainda favorecem o interesse lúdico,a atenção,a concentração e a curiosidade. Isso sem falar que ajudam a desenvolver a imaginação. E por falar em imaginação...

Um dia, enquanto a educadora contava a história do livro: “Bibi”, algumas crianças faziam comentários, identificando-se com a personagem do livro, que tinha um irmãozinho.

Em meio a tantos comentários, as crianças diziam o que o irmão ou irmã faziam, de que ele ou ela brincavam, do que gostavam... A diversão já estava garantida só neste momento.

Na continuidade da temática, uma criança, que é filho único, não deixou de fazer seu comentário. Com muita propriedade, ele resolveu a questão dizendo: “ Meu pai vai comprar um irmãozinho pra mim!”

As gargalhadas na turma só afirmaram que a imaginação vai até onde nós quisermos.



beijos,
Neiva e Equipe


Berçário II - Gabriela e Alessandra - Mr Sun



Há bastante tempo, vinha trabalhando com as turmas maiores e, com isso, as estratégias para chamar a atenção eram bem diferentes das usadas com as turmas menores.

Este ano, estou surpresa de ver a alegria e empolgação das crianças com a “weather window” e suas músicas. O “Mr. Sun” ganhou a galerinha e, independente do tempo do dia (até quando está nublado ou chovendo), a festa diária sempre é para ele. Quando ele está escondido no céu, as crianças levantam as mãozinhas, chamam “Sun, uhu!” e ainda completam a música do Barney com as últimas palavras de cada verso.



Estou fascinada em ver a animação e o envolvimento da turminha no momento da janelinha!


Kisses,
Teacher Gabi e Equipe


Berçário II - Gabriela e Deise - Happy Anniversary Studio!!



No dia 1º de abril, comemoramos o aniversário de 17 anos da Studio da Criança e a turma do Berçário II também aproveitou para celebrar essa data tão especial. Fizemos muita festa, apagamos uma “candle” de fitas coloridas, comemos “cake” de verdade, dançamos com “balloons”... Curtimos bastante.

Na hora mais especial do dia, a hora do “Happy Anniversary”, nos reunimos ao redor do “cake” e cantamos, batendo palminhas na maior farra. Assim que a música acabou, um amigo puxou o coro e foi seguido pelos demais “Tchutchu, Tchutchu, Tchutchu, êêêê!” (Traduzindo: “Studio, Studio, Studio, êêêê!”)



Foi lindo ver a animação deles ao comemorar o aniversário da nossa Escola.


Kisses,
Teacher Gabi e Equipe


Pré I - Leandro e Élina - Falando inglês



Durante as aulas de inglês, eu falo somente em inglês com as crianças em todos os momentos e, quando eles me fazem alguma pergunta usando a língua materna, eu também faço estímulos para que eles aos poucos comecem a usar o inglês para se comunicar.

Porém, durante um ensaio para a apresentação do dia das mães, peguei todas as danças para passar com a turma. No momento do samba eu falei: “Vamos dançar o samba” e uma das crianças olhou com estranheza e falou: “Ele fala português!”


Foi muito engraçado a descoberta que eu também falo português e ao mesmo tempo foi bom ver o quanto eles já sabem que, nas aulas de inglês, só posso falar inglês.


Até a próxima,
Teacher Leandro e Equipe


Maternal I - Analu - Cara de zangada



O início do ano é o primeiro momento em que as regras e combinados são construídos dentro da turma. Mas, ao longo de todo o ano, estas regrinhas vão se modificando de acordo com as necessidades que vão surgindo. Em janeiro, as mordidas aconteciam com muita frequência, então, certamente uma das regras mais citadas neste período foi “Não é legal morder.” E após esta frase, tínhamos uma conversa em que eu falava: “Não pode fazer isso com o amigo. O amigo gosta de carinho. Se o amigo te aborreceu, faz cara de zangado e diz que você não gostou.” Com isso, felizmente, as mordidas pararam de acontecer e outras regrinhas foram surgindo. Atualmente, a regra mais falada é “Não é legal gritar em sala”.

Na semana passada, as crianças estavam muito agitadas, então sentei com eles para conversar um pouco sobre o comportamento. Mas, precisei falar algumas vezes, pedindo para que sentassem e prestassem atenção. Foi quando me surpreendi com o comentário de uma das alunas: “Ana Lu, faz cara de zangada!”

Imediatamente dei uma gargalhada e percebi que nossos combinados estão na ponta da língua.


Com carinho,
Analu e Equipe


Pré II - Guilherme e Ivana - By car



Como a apresentação do dia das mães está chegando, estamos abordando temas relacionados ao roteiro da nossa história.

Ao falarmos sobre viagem em uma das aulas, eu perguntei o seguinte: “Guys, why we can’t go to USA by car?! Why is it not possible?!” (Pessoal, por que não podemos ir aos EUA de carro? Por que isso não é possível?) Foi então que começaram as “pérolas”:

- Teacher, porque se colocar a “wing" no carro ela não vai aguentar!!! É muito pesado!
- Porque o “Car” vai afundar!!!
- Por causa do trânsito! Vai perder muito tempo!


Nem precisamos comentar que rimos muito. Depois, eu expliquei as razões pelas quais não usamos o carro neste tipo de viagem. Mas vale ressaltar que eles também deram bons motivos, não é mesmo?





Até a próxima,
Teacher Guilherme e Equipe