A turma do Pré II gostou muito de fazer descobertas sobre o Folclore Brasileiro. Dentro das diferentes propostas realizadas em sala de aula, a contação de lendas despertou muito interesse e envolvimento da “galerinha”.
Com uma mistura de encantamento e “mistério”, eu conseguia deixar a turma atenta e curiosa na apresentação de cada lenda. Quando começava a ler as histórias, percebia que tinham algumas crianças de olhos fechados, outras com as mãos nos ouvidos, mas todas, TODAS, haviam embarcado na imaginação e na vontade de “viver” aquela lenda. No fundo, o que elas queriam era saber o desfecho daquela história. Uau! Quanto suspense!
Mas, o que a turminha curtiu mesmo foi brincar de trava língua. Na rotina de sala de aula, brincamos com vários deles... “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”
O desafio era falar bem rápido, mas muito rápido mesmo na rodinha. Dá para imaginar o tamanho da diversão e a quantidade de gargalhadas? Poucos conseguiram finalizar o trava língua, mas o que importa? O que vale é sorrir e sorrir muito, sorrir para valer!
Agora, está lançado o desafio: E você? Consegue falar rapidinho um trava língua? Ah, mas só vale se for sem engasgar e sem “enrolar” a língua? Rsrs
Na última aula sobre o projeto dos U.S.A., fizemos um animado “Quiz” para revisar o vocabulário aprendido. Mas uma coisa chamou a atenção dessa turminha sensacional: eu acabei ficando de fora das respostas!! Quando uma criança errava, a outra corrigia! O exemplo mais engraçado e surpreendente veio quase no final:
Teacher: “Guys, what places can we visit in San Francisco?”
Student 1: “The Statue of Liberty!!!”
Student 2: “Aaaaaiiii, claro que não!! A Statue of the Liberty fica em New York no norte dos Estados Unidos!!”
A partir daí, acho que já posso me aposentar! (risos)
Nossa turminha está crescendo e, com isso, novas palavrinhas e brincadeiras surgem a cada dia. A brincadeira favorita, neste momento, é a de dar “sustinhos” em quem sai e retorna à nossa sala. Quando alguma educadora vai ao banheiro ou pegar a comida, por exemplo, todos se escondem atrás da estante e, na volta dela, as crianças gritam: “SURPRESA!!!!”. É uma graça ver a alegria de cada um deles achando que deram um susto em uma de nós.
O projeto do Halloween mal começou e já despertou a curiosidade da turma. As perguntas, frases engraçadas, dúvidas e conclusões precipitadas já povoam as mentes da galera do Pré I.
No teatro do Halloween, ouvi a seguinte pérola após interpretar o personagem do esqueleto:
- Teacher, você sabe por que eu sei que você não é o esqueleto? Porque você tinha que estar mais fino pra ser o esqueleto. =/
Outra que também ouvi foi:
- Teacher, eu sei que você não é o esqueleto de verdade porque eu estou puxando o seu braço com força e os ossos não saem. (sério, machucou o meu braço)
E a pior “tortura” de todas, uma criança vira pra mim e fala enquanto me faz cócegas, teacher se você fosse a caveira, não sentiria cócegas.
É, realmente não está fácil pras caveiras nesse Halloween.