segunda-feira, 12 de setembro de 2016





The Olympic Games are coming..

E para mergulharmos no universo dos jogos olímpicos, o projeto atual aborda alguns dos esportes mais conhecidos como: “Soccer, Athletics, Basketball, Volleyball, Tennis and Swimming”. Tais esportes se aproximam bastante da realidade das crianças e, de uma maneira mais concreta, porém lúdica, as crianças vão conhecendo ou reconhecendo as peculiaridades de cada modalidade esportiva assim como desenvolvem seus aspectos psicomotores e afetivo-sociais.

Houve uma semana em que a teacher trabalhou o “soccer” com a turma do Pré II. Para que as crianças pudessem vivenciar tal esporte na língua inglesa, a teacher se fantasiou de “soccer referee” e propôs de todos jogarem futebol de forma adaptada, mas era necessário que a turma construísse algumas regras para o jogo, inclusive inserindo o “red card” e o “yellow card” do “soccer referee”.
                
E assim foi feito... as crianças adoraram a brincadeira de reinventar o “soccer” e de interagir com as regras que elas mesmas criaram, respeitando-as, assim como respeitando as atitudes dos amigos e delas próprias.




                                                                                                                Bye,Teacher Nuryha









   Um dia, realizamos uma roda em sala onde a proposta era a de construir um texto coletivo, falando um pouco sobre Isaquias Queiroz, um de nossos medalhistas olímpicos.

  Para começar, mostrei ao grupo a imagem do atleta, chamando atenção para observação de suas características. Logo em seguida, o grupo começou a fazer suas observações. A primeira foi de dizer que ele remava. É...A galerinha está atenta mesmo!

  Depois, alguns amigos disseram que foram assistir aos Jogos Olímpicos. Os comentários não pararam por aí e só iam enriquecendo mais ainda a proposta.

   A concentração foi total e mostra o quanto a turma amadureceu e se interessa de forma mais efetiva pelos assuntos de sala de aula. Parabéns, Maternal II!
   
   Quando o texto estava quase chegando no final, passei para as crianças a informação que o atleta havia ganho 3 medalhas: duas de prata e uma de bronze. Então, um dos amigos disse: “Ele ganhou muitas medalhas porque é forte e come tudo, até legumes e frutas.”

   Então, todos concordaram dizendo que também iriam se alimentar muito bem para ficarem fortes igual ao Isaquias.

   Vamos torcer, né? Quem sabe não estamos em uma turma de futuros medalhistas olímpicos?


                        
                                                                        Com carinho, Brisa e equipe







    O Pré I está adorando as descobertas sobre o Folclore Brasileiro.


   O mais interessante é que as crianças procuram um significado para todas as coisas. É assim que elas aprendem, com esse “jeitinho” bem particular.

   O Saci Pererê, por exemplo, despertou muita curiosidade e também uma série de questionamentos como: “Será que ele nasceu assim?” , “Será que ele sofreu algum acidente e ficou assim?”

   Porém, entre todas as lendas, a que trouxe o comentário mais engraçado foi a do Curupira: “ Como ele ficou com esse dente verde?” A resposta foi rápida e direta:”  Ué! Ele não escovou os dentes, né?”

    Adoramos ver, a cada dia e de forma tão singela, a leitura de mundo que as crianças fazem.
E seguimos em busca de novas descobertas!
Até a próxima!
                                                                                             Luciane e Equipe