Na turma do Pré I, tudo acontece e acontece o tempo todo!
Um dia, a proposta da manhã foi a brincadeira de forca. A diversão foi garantida já que as crianças não sabiam se ficavam felizes ao acertar o nome do animal ou se sorriam em ver o bonequinho ser completado e, assim, “enforcado”.
Antes, combinei com o grupo que, se acertassem a palavra, a pontuação iria para eles. Mas, se não acertassem, o ponto seria meu. Que desafio!
Brincadeira vai, brincadeira vem e a pontuação estava empatada em 2 a 2. Ufa!
Então, procurando “resolver” a situação, falei que iria fazer o desempate. Enquanto eu pensava em outra palavra para dar continuidade à brincadeira, uma das crianças virou e disse:
- Tia, anda logo e escreve a palavra no quadro negro.
Rapidamente outra criança virou e respondeu:
- Ué! Quadro negro? Mas ele é branco...
Todos acharam muito engraçado e começaram a rir.
É, ninguém segura esta turminha...rsrs
Com carinho,
Brisa

O projeto “Studio Tour na cidade do Rio de Janeiro” possibilitou muitas “viagens” para as crianças da turma do Maternal II. Nas atividades desenvolvidas, apresentamos e trabalhamos diferentes pontos turísticos da nossa cidade, dentre eles, o Jardim Zoológico.
Aproveitando este tema, falamos sobre as características de alguns animais, chamando atenção para sua pele, para a forma como se locomovem, para o lugar onde gostam de ficar, para o que gostam de comer... O assunto rendeu bastante e despertou muitas descobertas e opiniões dentro e fora de sala de aula.
Muitas situações engraçadas aconteceram, mas esta que vamos contar agora foi a que causou mesmo muitas gargalhadas: Um dia, durante a realização da rodinha, um dos funcionários da Escola passou assobiando pelo corredor onde fica a nossa sala.
A educadora falou: “Pessoal, um passarinho acabou de passar por aqui!”
Prontamente uma das crianças respondeu:
-“Mas um passarinho sem penas, sem asas e sem bico? Eu acho que não é um passarinho, mas sim o moço “consertador” da Escola.”
Todos deram muitas risadas e imediatamente precisaram concordar com a observação feita pela criança.
Pois é...Eles são mesmo muito espertos e, muitas vezes, mais espertos que nós!
Beijos,
Mariana Rangel

O período que envolve os preparativos para a homenagem aos pais deixa as crianças cheias de ansiedade e expectativa. Todas se dedicam muito, ensaiam com atenção e querem, desde o primeiro momento, fazer uma linda festa para o papai. E o resultado não poderia ter sido melhor: as crianças estavam super à vontade no palco. Todos dançaram lindamente e cumpriram o que prometeram: causar emoção no papai.
Antes do dia da festa, numa atividade, perguntei quais os motivos para as crianças amarem os papais e todas queriam explicar.
Os comentários que surgiram foram muito bacanas. Uma criança disse: “Amo o papai e vou querer ser igual o papai porque sou homem.”
Outro amigo explicou: “Ele me ama muito. Eu falo que quero muitas coisas e ele compra para a minha casa.” Em seguida, um amigo completou: “Meu pai sempre sabe o que quero.”
E muitos outros comentários foram surgindo:
“ Eu quero ser grande e fortão como o meu pai.”
“ O meu pai trabalha e também faz Nescau para mim.”
“O meu pai é muito legal!”
É, esta turminha é mesmo muito, muito apaixonada!
Um beijo,
Neiva
Na semana passada, falamos sobre o Sea World Park. Nossos pequenos adoraram conhecer alguns dos animais que têm por lá. Mas nenhum conquistou tanto as crianças como a Baby Beluga, que é uma baleia branca. Para incrementar a aula, apresentei a música deste animal, que o refrão fala várias vezes: “Baby Beluga”. E aí vocês já sabem, não é mesmo? A todo o momento as crianças cantavam: “Baby Beluga, Baby Beluga...”. Mas era a todo o momento mesmo, até quando o assunto da baleia já tinha se encerrado. E até hoje, ainda escuto algumas crianças cantando este refrão.
É muito bom quando apresento algum vocabulário e as crianças se envolvem a ponto de trazer o que foi aprendido para o seu dia-a-dia.
Kisses and hugs,
Teacher Michele