segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Maternal II Cláudia - índias da aldeia não usam blusa?



Estamos conhecendo a cultura indígena e fazendo muitas descobertas sobre o assunto. Porém, entre tantas descobertas, a que mais chamou a atenção do grupo foi quando falei que as índias da aldeia não usam blusas.




Quando esta informação foi passada na rodinha, os meninos, que são a maioria na sala de aula, acharam muito engraçado. Porém, as meninas, mostraram-se “chocadas” e ficaram, literalmente, “ de boca aberta”. Elas demoraram um tempo para compreender essa informação e ainda perguntaram: “Mas...Elas não ficam com frio?” rsrsrsrs


Então...Depois dessa, coube a mim explicar que a ausência da roupa faz parte da cultura desse povo e que a falta dela é tão natural para elas quanto a roupa é para nós aqui na cidade. Ufa! Acho que me saí bem na explicação...rs

E assim, aos poucos, o Maternal II vai compreendendo e se divertindo com as descobertas sobre os indígenas, povo rico e que faz do nosso país um grande berço cultural.

Beijos, Cláudia.
Teacher Nuryha




Maternal II Nuryha e Neiva - Pronúncia em inglês




Uma das vertentes da educação bilíngue é trabalhar dentro da proposta de assimilação natural de uma segunda língua. Este processo ocorre pela interação com o meio social em que a criança está inserida, através da formulação de hipóteses e dedução das regras que regem o funcionamento de uma língua.

O Maternal II tem tentado se expressar em inglês naturalmente, dentro de suas possibilidades. Um exemplo é a invenção de palavras no idioma a partir da língua materna, com ênfase na pronúncia. 


Certa vez, uma criança falou a palavra “vassoura” durante a aula. Eu aproveitei e perguntei: “Who knows how to say vassoura in English?” e um aluno respondeu: “Vassors”, com um sotaque bem carregado! Foi bem engraçado!


Em outro momento, outro aluno se referiu à palavra “foca” como sendo “folcks”. Além disso, os alunos inserem expressões como “Oh, my God!” e “Let’s go!” na comunicação.


Essas situações são bem divertidas e espontâneas, que deixam a teacher muito orgulhosa e feliz!


Kisses and hugs,


Teacher Nuryha



Berçário II - Gabriela e Thaisa - Uhu!!!





Estamos com as produções para nosso Halloween a todo vapor. O Berçário II está adorando construir e conhecer um pouco mais sobre as tradições da famosa festa Norte-Americana.

Em uma das produções individuais, fui surpreendida por essa empolgação. Na hora de colar o tecido no seu ghost, um amigo gritou: "Uhu!!!". E assim ele fazia toda vez que colava um pedaço. Após finalizar a sua produção, ele continuou demonstrando a sua alegria incentivando os colegas com seu "Uhu!".





Tenho certeza que, nesse Halloween, o Berçário II da tia Thaisa vai se divertir muito!



Kisses,
Teacher Gabi




Pré I Élina - Doação de livros



A turma do Pré I conversou sobre doações de livros para uma Entidade próxima à Escola. Nesta conversa, tratamos da importância dos livros e o quanto eles ajudam as crianças em suas descobertas sobre os diferentes temas. Quando falamos em “doação”, a turma entendeu direitinho que seria necessário ajudar a quem estava sem livros em sua biblioteca. 



A galerinha ficou bem animada e começou a dar ideias do que poderiam trazer... Acho que já deu para todo mundo perceber o quanto esta turma leva tudo tão a sério, não é mesmo?


Surgiram muitas ideias e a conversa ficou boa demais: 


“Tia Élina, “a gente” pode trazer livros para as crianças pintarem?”
“ E se a gente trouxer canetinha e caderno para as crianças?”

As ideias foram, sim, maravilhosas. Mas, sabem o que foi mais bacana? Sem dúvida alguma foi ver os livros chegando e, a cada entrega, percebermos um sorriso gostoso e a certeza do “dever cumprido”.

Então, nada mais justo do que dar PARABÉNS à turma do Pré I que está aprendendo, desde cedo, o quanto é bom fazer o bem.

Até a próxima!

Um beijo, 
Élina. 





Maternal I - Juliane e Ana Lu - Frozen




Na nossa primeira semana do Projeto “Wendy and the mistery of the frozen candies”, nossa galerinha assistiu a uma peça estrelada por nós, os Teachers. 




Eu, vestida de vampira, fiz o possível para interpretar minha personagem de forma que as crianças gostassem. Até que uma criança falou:

“Olha, é a Juju, ela tá de bruxa!”


Depois, ela parou pensativa e continuou:


“ Mas será que ela é uma bruxa boazinha?”, comentou com uma coleguinha.


“ É sim! A Juju é legal!”, a coleguinha respondeu e continuou: “Qualquer coisa, pensa que ela é do Frozen.”


Aí, a nossa primeira amiguinha parou, pensou e logo gritou:


“Meu Deus, minha Teacher tá no FROZEN!!!” e começou a rir e gritar.

A Teacher aqui, claro, não conseguiu conter as risadas no meio do teatro. Essa é uma turminha muito gostosa e que me faz rir diariamente com as pérolas faladas por eles.


Com carinho,
Teacher Juju