terça-feira, 3 de junho de 2014

Pré II - Ivana - Autonomia



O aprendizado na turma do Pré II da Educadora Ivana acontece com diferentes sons, em ritmos variados, uma maravilha!

Ao conhecer alguns ritmos brasileiros como frevo, carimbó e a dança do pau de fitas, as crianças ficaram muito empolgadas com as descobertas sobre esta parte da nossa cultura. Foi uma verdadeira “farra” aprender os movimentos e tentar dançar seguindo o ritmo de cada uma destas danças. Mas, o que despertou maior animação na galerinha foi aprender a dançar o Frevo. No desafio de “agachar” e dançar com a sombrinha, a “performance” era caprichada e as gargalhadas garantidas.

Nos preparativos para a homenagem ao Dia das Mães, todos sabiam que o Frevo faria parte da apresentação. Com a festa se aproximando, a turminha se superava a cada dia. Ensaios, coreografias e diálogos muito bem ensaiados... Responsabilidade, empenho e compromisso para fazer uma linda festa!

No grande dia, entre tantas coisas lindas, o que mais chamou a nossa atenção foi a AUTONOMIA da turma em se apresentar e “dominar” os diálogos e as coreografias para fazer uma linda homenagem à mamãe. Os educadores da turma assumiram papel de “coadjuvante”, já que todos sabiam fazer tudo, na ordem, direitinho...Que beleza!
Agora, vamos explorar mais ainda a AUTONOMIA, direcionando esta ação para outros aspectos da rotina. E todo mundo ganha, afinal, não é bom quando eles guardam tudo depois que tiraram do lugar?

Então, seja muitíssimo bem-vinda ao nosso grupo “Dona Autonomia”...rs



beijos,
Ivana e Equipe


Berçário II - Deise - Hora do lanche



A nossa turminha está a cada dia mais esperta. Uma brincadeira que fiz com eles já virou rotina para alguns. Quando a auxiliar foi buscar o lanche, dei a ideia de todos fazerem um forte “ahhh” quando ela entrasse para darmos um sustinho nela.


Claro que quando ela entrou, ela fez aquela “cara” de susto para deixar todas as crianças felizes. Eles adoraram! E, agora, já sabem fazer a brincadeira sem precisar da minha ajuda.

Com carinho
Deise e Equipe


Pré II - Guilherme e Luciane - Jogo dos erros



Nossa turma está cada vez mais solta para usar a língua inglesa. Esta semana, fiz uma brincadeira do jogo dos erros, onde eles precisavam perceber a diferença entre as figuras. Dentre as respostas que ouvi, algumas delas foram: “This não tem here”, “That don’t have aqui”, “Esse não tem here”.



Foi muito engraçado. É muito bom ver o quanto eles estão experimentando o uso do idioma do jeitinho deles com total segurança.


Até a próxima!
Guilherme e Equipe


Berçário II - Alessandra - Dodói


Nossa turma está muito envolvida com todas as atividades propostas. Um dia, fizemos um trabalhinho de pintura a dedo com tinta vermelha. Ao ver o dedinho vermelho (como se fosse sangue), uma das crianças começou a apontar o dedo e a falar “dodói, dodói”.


Imediatamente, limpei a mãozinha dela, mas ela continuou falando que estava dodói. Olhei bem os dedinhos e vi que não tinha nada. Na verdade, ela queria era ganhar um beijinho para passar. E foi o que eu fiz: dei vários beijinhos e ela abriu um sorriso enorme de felicidade. Vocês acham que parou por aí? Com isso, a turma toda começou a trocar beijos nos “dodóis” que tinham no dedo. Tem atividade melhor do que essa?


beijinhos,
Alessandra e Equipe


Pré I - Leandro e Gisele - Cowboy



O projeto do rock foi muito envolvente. Todas as crianças da turma se identificaram com o estilo musical e adoravam quando eu fazia atividades com as músicas.

Porém, o projeto acabou e para disparar o estilo country, fizemos um disparador em que o roqueiro virava um cowboy. Para a minha surpresa, assim que houve a transformação, a turma começou a vaiar e gritar: ROCK, ROCK, ROCK. Foi muito engraçado. Fui pego totalmente de surpresa.


Porém, o projeto acabou e para disparar o estilo country, fizemos um disparador em que o roqueiro virava um cowboy. Para a minha surpresa, assim que houve a transformação, a turma começou a vaiar e gritar: ROCK, ROCK, ROCK. Foi muito engraçado. Fui pego totalmente de surpresa.

Mas o melhor foi ver que no final, todos dançaram e já começaram a curtir o estilo country.

abraços,
Leandro e Equipe


1º Ano - Gaute - Parintins



Durante o projeto "Brasil, Meu Brasil Brasileiro", as crianças fizeram uma longa viagem pelas regiões brasileiras e descobriram as festas folclóricas e danças típicas de cada região.

Aprenderam que a Festa da Uva é tradicional do sul do nosso país, a Festa do Milho acontece em Minas Gerais, na região norte ocorre a Festa de Parintins e que na região nordeste acontecem duas grandes festas juninas: Campina Grande e Caruaru.

A Festa de Parintins foi a favorita do 1º ano. As crianças se encantaram com os bois Garantido e Caprichoso. Aos poucos, percebi as crianças se dividindo na torcida pelos bois.

Isso causou até uma boa confusão na aula de Ciências Ambientais! As crianças conversavam sobre o festival com muita propriedade e uma delas comentou com o professor Léo:

- "Você já ouviu falar sobre a festa dos parentes?"
Uma amiga imediatamente falou:
- " É Festa de Parintins."
- "Verdade! Eu estou ficando lelé da cuca, confundi Festa de Parintins com meus parentes."



E começou a contar para todos que se aproximaram sua história como se fosse uma grande piada.

E não é que nossa menina arrancou muitas gargalhadas de adultos e crianças?!?!



beijos,
Fabiane e Equipe


Maternal II - Michelle e Deborah - Mommy ficou happy!



Um dia após a apresentação do dia das mães, cheguei à sala de aula e parabenizei as crianças pela linda apresentação. Eles estavam orgulhosos por terem feito tudo com bastante dedicação e por deixarem a mamãe super feliz!


Uma das crianças falou para mim: “Teacher, a mommy ficou happy”, com um brilho no olhar, que me mostrou que todo o nosso ensaio e trabalho valeu a pena! Estou muito orgulhosa de vocês, turminha da tia Déborah!



beijos,
Michelle e Equipe


Maternal I - Aline e Lilian - Dançando com as amigas



A nossa turma gosta muito de dançar e, por isso, muitas vezes aproveito os últimos minutos da aula para colocar as músicas preferidas. Geralmente, eles seguem as minhas coreografias. Muitos deles já decoraram e só de colocar o som começam a dançar sem precisar da minha referência. Tenho achado muito legal ver que algumas crianças estão tão à vontade com as músicas que criam até novas coreografias.


Em uma aula, um aluno pegou uma amiga para dançar, depois trocou de amiga e depois trocou novamente. Isso aconteceu até ter dançado com todas elas. Ele estava tão feliz que fiquei emocionada! Foi uma graça!



beijos,
Aline e Equipe


1º Ano - Guilherme e Camila - Qual a nota?



Durante os ensaios para o dia das mães, tivemos momentos muito legais com as músicas escolhidas para a apresentação!

Quando começamos a ensaiar a música “Thank you for loving me” do Bon Jovi, as crianças não conheciam a letra e tinham como desafio saber cantá-la todinha, do início ao fim. É claro que fizemos os ensaios de forma tranquila, trabalhando a letra da música até que todos estivessem à vontade para cantá-la. Mas, o que mais marcou os ensaios é que, sempre após o término da música, eles queriam receber uma nota pelo desempenho deles. A turma começou com nota 5, depois passou para 7 e chegou até a nota 10!!! Com o show que deram na apresentação, não posso dar uma nota diferente... Foi nota 1000!!! Fiquei muito satisfeito de poder fazer parte desta linda apresentação!








Até a próxima,
Guilherme e Equipe


Berçário I - Hora do papá!


Para a “galerinha” do berçário, a hora da refeição também é muito divertida. Ao sentirem o cheirinho gostoso da comida, os bebês logo se agitam e já sabem que a hora mais gostosa do dia chegou. E ainda temos aqueles que chamam a nossa atenção querendo sempre ser o primeiro a comer.

Ao verem a comida chegar ou o prato pronto, logo balbuciam: “papa”! Ao terminarem a sobremesa ou após o lanche, quando avistam o copo, logo dizem: “aba” ou “aga”! A grande maioria dos nossos pequeninos já consegue segurar o copo, uma gracinha!!!

Também há os que estão querendo independência e chegam a “brigar” conosco desejando segurar a colher e exibir a nova conquista.

Quando os bebês conseguem sentar sozinhos, eles passam a realizar a refeição no cadeirão ou no bumbo. E assim vão evoluindo... até que um dia conseguem se alimentar sozinhos.


beijos,
Patrícia e Equipe