segunda-feira, 16 de junho de 2014

1º Ano - Camila - Família de leões



Cada dia que passa, o 1°ano aprende mais! Aprendemos a fazer continhas, a formar frases, a usar a letra maiúscula, o ponto final... Como essa galerinha além de muito inteligente é muito esperta, logo faz relação do que aprende em sala de aula com a própria vida.

Quando as crianças estavam estudando o sinal gráfico til, leram um texto sobre os hábitos e costumes do leão e a partir das informações começamos a falar sobre o assunto.

Conversa vai, conversa vem..., um fato chamou bastante atenção: apesar de ser o “rei da selva”, um animal forte e feroz, não é o leão quem sai à caça dos alimentos para a família e sim a leoa. Neste momento, o leão cuida dos filhotes.

Diante dessa informação, refletimos sobre divisão de tarefas em casa e o que cada um faz... Rapidamente, então, uma menina levantou o dedo e pediu para falar.

Com um enorme sorriso, disse com muita firmeza:

─ Tia, a família do leão e da leoa é igual lá em casa. Quando a gente viajou, tinha uma sauna. Aí quando a mamãe queria ficar na sauna, o papai cuidava da gente e quando o papai queria ir para a sauna, a mamãe cuidava da gente! É igual, quando a leoa sai para procurar comida, o leão cuida dos filhos, como o meu papai cuida de mim e do meu irmão."


Todos riram e fizeram comparações de suas famílias com a família do leão. Foi muito bonito de ver e ouvir.

Aprender sobre o til e sobre o leão rendeu conhecimento e muita diversão.

beijos,
Camila e Equipe


Maternal II - Deborah - O Maternal II adverte: Uma alimentação saudável é importante!



Ao falar sobre a Festa Junina, já ficamos com “água na boca” só de pensar nas comidas típicas. Hum, que delícia! Tem milho cozido, canjica, bolo de milho, pipoca, pamonha e curau. Opa! Mas, peraí...Todas estas comidas aí são feitas com o milho? Isso mesmo!

Depois de conhecer e explorar bastante o milho, que é um alimento típico da Festa Junina , a turma do Maternal II se interessou em descobrir uma nova receita que poderia ser feita com este alimento. A descoberta culminou com uma receita de brigadeiro de milho verde. Uau! Ficou realmente delicioso e a turma chegou a “lamber os dedos”.

Ficou com água na boca? A receita deste brigadeiro está seguindo abaixo para que você possa fazer sempre que sentir aquela vontade de comer uma coisa gostosa seja ou não na época da Festa Junina.

Brigadeiro de Milho Verde do Maternal II.


Ingredientes:

1 lata de milho verde escorrida.
1 lata de leite condensado.
1 colher (sopa) de margarina.
Granulado colorido ou coco ralado para polvilhar.



Como fazer?

Primeiro, bata no liquidificador o leite condensado com o milho verde. Depois de bem batido, coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver. Coloque então a margarina e mexa bastante. Você saberá que está bom quando o creme soltar do fundo da panela.
Quando o creme estiver pronto, despeje tudo em um prato fundo e espere até esfriar. Não precisa ficar nervoso porque o creme esfria rapidinho, ainda mais nos dias frios do mês de Junho.risos...

Depois de frio, chame a família toda para fazer bolinhas com o creme que você acabou de preparar.

Para o brigadeiro ficar ainda mais saboroso, enrole as bolinhas no granulado colorido ou no coco ralado. Esta última parte você escolhe: pode enrolar os docinhos e colocar em forminhas ou, se preferir, comer na colher. Ele é bom de todo jeito, “cumpadis e cumadis”.

Bom apetite!

beijos,
Deborah e Equipe


Maternal - Lilian - Quitute junino



Ao falar sobre o “Nordeste: Terra do Forrobodó”, a turma do Maternal I fez muitas descobertas sobre a cultura desta região. Uma delas foi sobre a culinária nordestina. A turminha se deliciou experimentando o milho, alimento típico deste período de comemoração. Depois de tocar, de sentir o cheiro e a textura do milho, chegou o momento de preparar um delicioso bolo. Bolo de milho, é claro!


Então, mãos à obra! Todos ajudaram a preparar este delicioso “quitute” junino. Os ingredientes foram colocados um a um, com muito carinho. A expectativa era grande: Será que vai ficar gostoso? Felizmente, deu tudo certo e todos puderam saborear esta delícia. Claro que ao ler isso você deve estar com água na boca...

No dia seguinte, um amigo chegou muito empolgado com um livro na mão e foi logo falando: “Lilian, a galinha também fez bolo de milho igual ao nosso!”. Prontamente foi mostrando o seu livro e contando, do seu jeitinho, a história da “Galinha Ruiva”. A turma toda adorou!



beijos,
  Lilian e Equipe


1º Ano - Leandro e Gaute - O que é, o que é?


Um dia, assim que cheguei à sala, as crianças lançaram uma adivinha para ver seu eu conseguia responder. Como eles viram que eu curti e que consegui resolver, isso se tornou um sucesso na turma. Porém, eles querem cada vez mais dificultar e, como estão na aula de inglês, misturam os idiomas.

Será que vocês conseguirão responder?

Então, vamos lá! A última que eles perguntaram: O que é, o que é? Um pontinho vermelho no meio do pântano?

É um jacaRED!

Os relatos dos pais nas agendas mostram que a brincadeira também está chegando nas casas das crianças!


abraços,
   Teacher Leandro e Equipe


Berçário II - Gabriela e Deise - “Yee-Haw! Texas here I come!”



Durante os últimos projetos, a música esteve muito presente para o Berçário II nas aulas de inglês. Exploramos e conhecemos os instrumentos do Rock e do Country. Em especial, durante as primeiras semanas do projeto “Yee-Haw! Texas here I come!”, usamos bastante a música “Old Mac Donald”. A turminha curtiu tanto que inseri um violão de brinquedo na rotina.

Logo no primeiro dia em que tirei o violão da bolsa, uma das crianças imediatamente falou: “Yee-ha yee-ha oh!” na melodia exata da música que trabalhamos. Fiquei muito surpresa, mas também muito orgulhosa de ver o quanto eles estão se envolvendo com os nossos projetos.

Depois dessa surpresa, decidimos fazer uma apresentação no fim das aulas onde cada um poderia cantar e tocar o que quisesse com o violão. Foi a maior farra!



Com carinho,
   Teacher Gabi e Equipe