No encerramento do projeto “ Plantar, colher e cuidar”, o 1º ano fez um varal de poesias. Lemos algumas poesias sobre as frutas e treinamos a leitura e interpretação.
Ao trabalharmos a poesia “Mexerica e Mexerico”, uma das crianças começou a dar gargalhadas na sala. Sem entender o que estava acontecendo, um amigo perguntou:
- “O que foi? Do que você rindo tanto?”
Ela logo respondeu:
- “E que eu faço muito mexerico.”
- “Como? Você faz a fruta?”
- “Minha avó diz que mexerico é fofoca.”
Quando outra criança interferiu na conversa dizendo:
“Mexerico é o masculino de mexerica que é a mesma coisa que tangerina.”
O raciocínio dela foi interessante, interpretando exatamente o que dizia o texto. A questão do gênero do substantivo, conteúdo abordado ao longo da semana, foi aplicada na prática. Então, expliquei ao grupo que a palavra mexerica se referia a fruta e mexerico é quando alguém faz uma fofoca ou fuxico. No final, todos riram da hipótese do mexerico ser a mulher da mexerica, já que fruta não tem “marido”.
Nossa atividade foi bastante enriquecedora e divertida!
Ao trabalharmos a poesia “Mexerica e Mexerico”, uma das crianças começou a dar gargalhadas na sala. Sem entender o que estava acontecendo, um amigo perguntou:
- “O que foi? Do que você rindo tanto?”
Ela logo respondeu:
- “E que eu faço muito mexerico.”
- “Como? Você faz a fruta?”
- “Minha avó diz que mexerico é fofoca.”
Quando outra criança interferiu na conversa dizendo:
“Mexerico é o masculino de mexerica que é a mesma coisa que tangerina.”
O raciocínio dela foi interessante, interpretando exatamente o que dizia o texto. A questão do gênero do substantivo, conteúdo abordado ao longo da semana, foi aplicada na prática. Então, expliquei ao grupo que a palavra mexerica se referia a fruta e mexerico é quando alguém faz uma fofoca ou fuxico. No final, todos riram da hipótese do mexerico ser a mulher da mexerica, já que fruta não tem “marido”.
Nossa atividade foi bastante enriquecedora e divertida!
Beijos,
Fabiane Gaute