O 1° ano tem aprendido muito sobre o povo indígena, seus costumes e cultura.. Fizemos um passeio interessante para o museu do índio e conhecemos ainda mais sobre as peculiaridades desse povo.
Dentre várias coisas que vimos no museu, com certeza a que mais chamou atenção do 1° ano foi a presença do índio Xumaiá Kaká, que foi nosso guia durante todo o passeio. Assim que chegamos , fomos recebido por ele, que nos deu as boas vindas e nos explicou como seria o nosso tour pelo museu.
Vendo os olhares curiosos do grupo enquanto ele falava, era perceptível que logo alguma pergunta surgiria, pois as crianças observavam os muitos colares de semente no pescoço e um grande brinco na orelha, que de imediato ocasionou os primeiros comentários.
Então surgiu a pergunta mais inesperada quando ele se afastou do grupo por um tempo. Uma das meninas se vira com cara de espanto e diz:
"- Tia, ele é de verdade?"
Com um sorriso, olhei para ela e disse:
"- É... ele é uma pessoa, como eu e você."
Ela parecendo ainda não entender riu e completou:
"- Mas ele disse que é um índio! Então, ele é um índio de verdade?!"
A partir daquele espanto conversamos mais sobre a maneira de vida dos índios, suas semelhanças e diferenças em relação a nós.
Depois, já em sala, conversando sobre o passeio, lembramos do ocorrido e demos boas risadas juntos.
O 1°ano está desconstruindo a imagem de que o índio é um personagem e os estereótipos criados, compreendendo melhor os povos indígenas e valorizando sua cultura.
Dentre várias coisas que vimos no museu, com certeza a que mais chamou atenção do 1° ano foi a presença do índio Xumaiá Kaká, que foi nosso guia durante todo o passeio. Assim que chegamos , fomos recebido por ele, que nos deu as boas vindas e nos explicou como seria o nosso tour pelo museu.
Vendo os olhares curiosos do grupo enquanto ele falava, era perceptível que logo alguma pergunta surgiria, pois as crianças observavam os muitos colares de semente no pescoço e um grande brinco na orelha, que de imediato ocasionou os primeiros comentários.
Então surgiu a pergunta mais inesperada quando ele se afastou do grupo por um tempo. Uma das meninas se vira com cara de espanto e diz:
"- Tia, ele é de verdade?"
Com um sorriso, olhei para ela e disse:
"- É... ele é uma pessoa, como eu e você."
Ela parecendo ainda não entender riu e completou:
"- Mas ele disse que é um índio! Então, ele é um índio de verdade?!"
A partir daquele espanto conversamos mais sobre a maneira de vida dos índios, suas semelhanças e diferenças em relação a nós.
Depois, já em sala, conversando sobre o passeio, lembramos do ocorrido e demos boas risadas juntos.
O 1°ano está desconstruindo a imagem de que o índio é um personagem e os estereótipos criados, compreendendo melhor os povos indígenas e valorizando sua cultura.
Beijos,
Camila