A turma do Maternal II está começando a se interessar muito pelas letras e também pelos numerais. Algumas crianças estão experimentando reconhecer a letra inicial do seu nome e também dos nomes dos amigos em diferentes tipos de registros. Sempre que tem oportunidade, também gostam de participar de atividades de contagem, além de estarem contando e “recontando” os numerais pelos lugares onde passam.
Um dia, durante a realização de uma atividade livre com legos, uma das crianças resolveu contar quantos buracos existiam nos blocos. E começou: 1,2,3,4,5... e por aí foi...Sim, sem parar, em uma “infinita sequência numérica”. Depois de contar os espaços por um bom tempo, virou-se e disse: “Mariana, neste brinquedo, aqui tem “dezedez” buracos.
Segurando o riso, respondi: “Dezedez? Hum?! Como assim?!” Logo em seguida, não só eu mas toda a turma, caímos na gargalhada... Rimos muito mesmo...
Depois de me recompor, aproveitei a oportunidade para explicar que depois do dezenove, vem o 20. Ufa! Mesmo ainda sendo muito cedo para este tipo de aprendizado e conhecimento, não pude perder a chance de “plantar a sementinha”.
Pois é, esta turminha está mesmo crescendo, aprendendo e contando... rs
Um dia, durante a realização de uma atividade livre com legos, uma das crianças resolveu contar quantos buracos existiam nos blocos. E começou: 1,2,3,4,5... e por aí foi...Sim, sem parar, em uma “infinita sequência numérica”. Depois de contar os espaços por um bom tempo, virou-se e disse: “Mariana, neste brinquedo, aqui tem “dezedez” buracos.
Segurando o riso, respondi: “Dezedez? Hum?! Como assim?!” Logo em seguida, não só eu mas toda a turma, caímos na gargalhada... Rimos muito mesmo...
Depois de me recompor, aproveitei a oportunidade para explicar que depois do dezenove, vem o 20. Ufa! Mesmo ainda sendo muito cedo para este tipo de aprendizado e conhecimento, não pude perder a chance de “plantar a sementinha”.
Pois é, esta turminha está mesmo crescendo, aprendendo e contando... rs
Até a próxima!
Beijos,
Mariana